Por Luis Bento
A grota do Angico é um local histórico situado no sertão de Sergipe, conhecido como o cenário do fim trágico de Virgulino Ferreira da Silva o cangaceiro Lampião, sua companheira Maria Bonita e mais nove cangaceiros em 28 de julho de 1938.
Em toda história do Brasil, poucos episódios foram tão controversos quanto o cangaço. Na verdade toda essa história ainda guarda muito mistério, como o episódio da grota do Angico não poderia ser diferente: Quem poderia ter traído o bando? Por que lampião insistiu em dizer que o local era seguro? Como as volantes descobriram o esconderijo?
Não é á toa, que muitos defendem a tese que Virgulino Ferreira a entrar para o cangaço e aterrorizar governo, elites e coronéis por mais de uma década, sem falar que ainda hoje há quem o defenda de ter sido uma espécie de justiceiro social.
Em torno de si, o cangaço é um fenômeno que até hoje ocupa o que há de mais rico na produção literária e cinematográfica nacional. O nosso próprio imaginário é possível esquecer tantas histórias herdadas do polêmico e controverso cangaceiro, esse homem sertanejo, pernambucano de Vila Bela atual Serra Talhada-PE, com tanta habilidade em usar o rifle, que parecia um lampião aceso nas noites escura das caatingas nordestina.
https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste
http://blogdomendesemendes.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário