Seguidores

terça-feira, 28 de outubro de 2025

BERNARDINO SALVADOR – O RETRATISTA DOS CANGACEIROS.

Por Robério Santos

Nascido em 09 de junho de 1909, em Jeremoabo, Bahia, Bernardino Salvador entrou para a história como “o retratista dos cangaceiros”, autor das célebres fotografias em Jeremoabo-BA que registraram as entregas dos cangaceiros, no dia 19 de outubro de 1938, na Fazenda Nova, a cerca de 22 léguas de Jeremoabo.
Suas imagens eternizaram figuras marcantes do cangaço, como José Sereno, Criança, Balão, Juriti, Marinheiro, Borboleta, Novo Tempo, Cuidado, Azulão, Pernambuco, Candieiro, Laranjeira, Ponto-Fino II, Quina-Quina e Dulce (mulher de Criança) — os sobreviventes que se renderam após a morte de Lampião.
Homem simples, de alma generosa e coração aberto, Bernardino — o querido “Tio Dodô” — era conhecido pela solidariedade e acolhimento. Mesmo sem grandes recursos, chegou a abrigar vinte e uma pessoas em sua casa, ajudando todos que o procuravam.
Depois dos acontecimentos de Jeremoabo, mudou-se para Salvador, onde abriu um pequeno bar na Praça Cayru, nº 5, ao lado da entrada do Elevador Lacerda. O local se tornou um ponto de encontro de ex-cangaceiros que se tornaram amigos depois de 38, entre eles Saracura, Labareda e Juriti, com quem manteve amizade e longas conversas sobre o passado no sertão.
Bernardino Salvador faleceu em Salvador-BA em 06 de fevereiro de 1996, deixando como legado suas preciosas fotografias e a lembrança de um homem cuja lente — e coração — ajudaram a preservar uma das passagens mais emblemáticas da história do cangaço.

https://www.facebook.com/photo?fbid=10163390410152840&set=a.486697157839

ALERTA AOS NOSSOS LEITORES!

Quando estiver no trânsito, cuidado, não discuta! Se errar, peça desculpas. Se o outro errou, não deixa ele te pedir desculpas, desculpa-o antes, porque faz com que o erro seja compreendido por ambas as partes, e não perca o seu controle emocional, você poderá ser vítima. 

As pessoas quando estão em automóveis pensam que são as verdadeiras donas do mundo. Cuidado! Lembre-se de pedir desculpas se errar no trânsito, para não deixar que as pessoas coloquem o seu corpo em um caixão.
 
Você poderá não conduzir arma, mas o outro conduzirá uma maldita matadora, e ele poderá não perdoar a sua ignorância.

Se você gosta de ler histórias sobre "Cangaço" clique no link abaixo:

http://blogdomendesemendes.blogpsot.com

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário