Seguidores

sexta-feira, 17 de outubro de 2025

VAMOS VER DETALHADAMENTE OS SENHORES E SENHORAS QUE APARECEM NESTE DESENHO ACIMA, INCLUSIVE O NOME DO AUTOR DA ARTE.

Por José Mendes Pereira

(A imagem da família de Lampião foi desenhada pelo senhor Lauro Villares utilizando-se de antigos retratos.

AVÓ, PAIS E IRMÃOS DE VIRGOLINO FERREIRA DA SILVA, O LAMPIÃO.

1 - A primeira foto, ao centro e acima, é a dona Jacosa, mãe de Maria Sulena da Purificação, que é a mãe dos Ferreiras, isto é dona Jacosa é a avó dos Ferreiras por parte materna. 

Alguns pesquisadores afirmam que dona Maria Sulena da Purificação teve vários nomes, inclusive Maria Lopes, mas eles não explicam a razão de tantos nomes para uma mulher só. Na minha humilde e não válida opinião, deve ter sido criado tantos nomes para ela, no intuito de ser beneficiada por algumas ajudas dos governos.

2 - A segunda foto, à esquerda, é de José Ferreira da Silva, o pacato e honrado pai dos Ferreiras, que por pouca sorte, foi injustamente assassinado por um volante comandado pelo tenente José Lucena, quando das suas perseguições aos irmãos Ferreiras. O tenente Zé Lucena é responsável pela morte de José Ferreira da Silva, pai de Lampião, apesar de não ter sido ele quem o matou.

O Tenente José Lucena de Albuquerque Maranhão, comandante da desastrada volante que matou o pai de Lampião. - https://tokdehistoria.com.br/tag/tenente-jose-lucena/

Alguns pesquisadores afirmam também que a intenção de José Lucena não era assassinar o José Ferreira, mas infelizmente, um volante atirou no homem que nunca havia feito mal a ninguém, e o assassino  que o matou, foi severamente castigado por Lucena. Não sei de que modo ele foi castigado. José Ferreira adorava a paz e a tranquilidade.

3 - A terceira foto, à direita, é dona Maria Sulena da Purificação, Maria Lopes..., mãe dos Ferreiras. Tem quem afirma que Maria Sulena não era tão ruim, mas tinha temperamento forte, e enquanto o José Ferreira da Silva desarmava os filhos na porta da frente, ela os armava na porta da cozinha, e ainda dizia: "- não crio filho para ser desrespeitado por ninguém". Com isso, conclui-se que a sua lei era: “Olho por olho, dente por dentro”.

Uma informação importante:

Em entrevista, Lampião afirma que a sua entrada ao cangaço foi tentando assassinar os responsáveis pelas mortes dos seus pais. Mas não é verdade.

O escritor Alcino Alves Costa fala em seu livro "Lampião Além da Versão Mentiras e Mistério de Angico" que somente José Ferreira da Silva foi morto pelos policiais. Dona Maria Sulena da Purificação faleceu em decorrência das perseguições feitas pelas volantes aos seus filhos, e pelo desrespeito ao José Ferreira, homem honesto e bondoso. Ela não suportando tamanha pressão, foi infartada e veio a óbito, no mesmo ano em que foi morto o esposo. A diferença entre a morte dela e a de José foram menos de 30 dias.

Adquira este livro através dos e-mails: rangel_adv1@hotmail.com - franpelima@bol.com.br

Lampião afirmava isto somente para que a população o apoiasse, já que ele e os seus irmãos haviam perdidos os seus pais injustamente, e ele como inteligente, sabendo que mostrando ao povo que a mãe também tinha sido assassinada, muitos passariam a apoiá-lo. Mas na verdade, a mãe faleceu por sua própria culpa, pois se não tivesse entrado no mundo do crime, ela teria vivido muitos anos.

4 - A quarta foto da esquerda é o Antonio Ferreira da Silva, ex-cangaceiro. Antonio Ferreira foi o primeiro filho de Maria Sulena, mas alguns pesquisadores do cangaço afirmam que ele não era filho de José Ferreira da Silva, e sim de um fazendeiro de nome Venâncio, que negociara com José para criar o seu filho, já que ele iria casar com Maria.

José Bezerra Lima Irmão

Mas o escritor José Bezerra Lima Irmão, cujo, o conheci na minha humilde residência aqui em Mossoró, quando veio para lançar livro na Livraria Iguatemi em Fortaleza; que é autor do livro “Lampião a Raposa das Caatingas” diz em sua obra, que de acordo com a contagem dos meses e do período em que José Ferreira juntou os seus panos com dona Maria Sulena da Purificação, não há dúvida, Antônio Ferreira da Silva também é filho de José Ferreira da Silva. Então está comprovado que Antônio é irmão dos Ferreiras por parte de pai e mãe.

Adquira logo este livro - josebezerra@terra.com.br - (71)9240-6736 - 9938-7760 - 8603-6799

5 - Abaixo da foto de dona Jacosa está a foto do maior e mais estudado cangaceiro no Brasil e no mundo inteiro, Virgolino Ferreira da Silva, o sanguinário capitão Lampião. Passou quase 20 anos vivendo da bandidagem, matando, roubando, vingando, satisfazendo e alimentando o seu ódio, assaltando, sequestrando, açoitando aqueles que ele os tinha como traidores, justiçando, segundo ele. Alguns momentos, era protegido por pessoas importantes, e em outros casos, deixava de ser perseguidor para ser perseguido pelas volantes de 7 Estados do Nordeste Brasileiro, que não lhe davam tréguas um só instante.

Maria Bonita companheira do mais estudado bandido do Brasil e do mundo, o Lampião

Lampião era companheiro da cangaceira Maria Bonita, e ambos foram assassinados juntamente com mais 9 cangaceiros e um volante, na madrugada de 28 de Julho de 1938, na Grota de Angico, em terras da cidade de Poço Redondo, no Estado de Sergipe.

O primeiro da esquerda é o soldado Adrião Pedro de Souza morto na chacina de Angico.

O responsável pela morte de Lampião e da sua rainha Maria Bonita, é o tenente João Bezerra da Silva, que organizou a chacina, e naquela madrugada de 28 de julho de 1938, na Grota do Angico, atualmente atacou o bando de cangaceiros.

Tenente João Bezerra da Silva responsável pela morte de Lampião, e dona Cyra Britto

Como eu não sou economista e antes eu não tinha uma formação sobre a despencada que dava na economia quando Lampião atacava, mas já sei o porquê que ela caía. Ora, se Lampião atacava nas cidades, lógico que o comércio todo fechava as suas portas com medo dele, e aí a economia despencava, ninguém ganhava dinheiro, somente ganhavam os policiais que lhe perseguiam, por serem funcionários dos governos.

6 - À direita de Lampião está seu irmão João Ferreira da Silva, o único filho de José Ferreira da Silva e dona Maria Sulena que não quis entrar para o cangaço. Foi um homem honrado e ainda por alguns anos, criou Expedita Ferreira da Silva, filha de Lampião e Maria Bonita.

Dona Expedita Ferreira Nunes filha de Lampião e Maria Bonita.

7 - Ao lado do João Ferreira da Silva está o Ezequiel Ferreira da Silva, que no cangaço era alcunhado de Ponto Fino. Dos homens, este era o filho mais novo do casal de fazendeiros.

8 - Abaixo de Antônio Ferreira e Virgolino está o cangaceiro Livino Ferreira da Silva. Este morreu muito jovem em um combate, no ano de 1925. Nesse mesmo dia, Lampião foi atingido no olho por cacto vazando o seu olho, que o cegou para toda sua vida.

9 - Abaixo de Livino, João e Ezequiel estão as suas irmãs, as quais são: Virtuosa Ferreira da Silva, Angélica Ferreira da Silva, Maria Ferreira da Silva e Anália Ferreira da Silva. De todos os irmãos de Lampião, Maria Ferreira da Silva foi a última a falecer.

Nota: Antes de usar este como trabalho faça uma pesquisa em outros sites. Muito importante fazermos algumas comparações sobre qualquer trabalho.

Segundo o escritor João de Sousa Lima o nome Virgolino (do afamado Lampião) é escrito com "O" e não com "U". Comece a escrever o nome (Virgulino) com "O", quando se tratar de Lampião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário