Seguidores

domingo, 23 de janeiro de 2011

Lampião não morreu em Angico? Por José Mendes Pereira


Lampião

Eu acho que esta história de dizer que Lampião não morreu na madrugada de 28 de julho de 1938, lá na grota de Angico, no Estado de Sergipe, é uma verdadeira aberração.  Agora são três pesquisadores contrariando a literatura lampiônica.  

O escritor Alcino Alves

O escritor Alcindo Alves da Costa, em seu texto “Os 70 anos da morte de Lampião – Publicado em 18/06/2008, diz o seguinte: “Jaques Cerqueira, subeditor do Viver do Jornal Diário de Pernambuco, é o autor de um artigo intitulado “A outra morte de Lampião”, que saiu no jornal Página Certa, de Mossoró, no Rio Grande do Norte, afirmando com convicção de que Lampião não morreu em Angico, e sim em setembro de 1981”. Continua o escritor: “Lampião e Zé Saturnino – 16 anos de luta”, de autoria de José Alves Sobrinho, que era sobrinho em segundo grau de José Saturnino, o inimigo número 1 de Lampião, este respeitável senhor atesta com convicção que, Lampião não morreu em Angico, e sim aos 83 anos de idade, na fazenda Ouro Preto, em Tocantinópolis, Goiás”. Continua o escritor: “José Alves ainda afirma: O Capitão Virgulino tinha o olho esquerdo com pálpebra arriada, e não o olho direito fechado como o da cabeça decepada pela polícia e mostrada no Museu”. 

O José Alves Sobrinho, o fotógrafo José Geraldo Aguiar e o Jaques Cerqueira, eu não os conheço, mas com certeza são talentosos. Mas em minha humilde opinião, os depoentes que cederam informações a estes senhores, fundiram respostas fantasiadas. Quem é que não quer ser famoso? Alguém que na época parecia com Lampião, se dizia ser realmente o rei do cangaço. 

O Sinhô Pereira afirmou a uma repórter que Lampião estava morto. Pois se ele estivesse vivo, com certeza teria o procurado. 


Sinhô Pereira
Essa história é idêntica a que se passou em Mossoró, nos anos 70. Em um dia de finados, um senhor muito parecido com Lampião, estava no cemitério, dizendo ser Lampião. E tinha vindo visitar a cova do cangaceiro Jararaca.

Ora, se Lampião estivesse vivo e a cova fosse do cangaceiro Corisco ou Luiz Pedro, até que dava para se acreditar, por eles terem sido muito amigos. Mas o Jararaca que só passou um ano e meio como soldado de Lampião, isso não passou de uma brincadeira do sósia de Lampião.

Por tanto respeitando o senhor José Alves Sobrinho, o José Geraldo Aguiar e o Jaques Cerqueira, que me desculpem, jamais os senhores e nem ninguém, me alienarão com uma história dessas.                        

Lampião morreu mesmo na grota de Angico. Se ele tivesse escapado da chacina de Angico, com certeza teria voltado às suas origens, e ter dito para todos:

 "-Eu, Lampião ou capitão Virgulino, estou vivo, gordo e sadio". 
 
Ninguém me convencerá que Lampião não morreu em Angico. Mesmo que os escritores: Alcino Alves, Frederico Pernambucano de Melo, Antonio Amaury, capitão Bonessi, Rostand Medeiros, Ivanildo Alves Silveira, Romero Cardoso, Paulo Gastão, Aderbal Nogueira, Juliana Pereira Ischiara, Kydelmir Dantas, João de Sousa, e outros tantos, que vivem nas caatingas, comendo do pão que o diabo amassou, na finalidade de registrarem fatos verídicos, eu não acreditarei. Se eles um dia forem favoráveis (coisa que eu acho difícil), a não acontecida morte do rei na grota de Angico, não me renderei. Lampião foi morto na Grota de Angico em 1938.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

28 comentários:

  1. Anônimo20:02:00

    acho que lampiao nao morreu na grota do angico nao pelos que contao de lampiao ele era mto estratagista e nuca confiava em ninguem nao deixava rastro e o que disen eu nao sei mais se for td isso eu acho nto dificil dele ter morrido na grota do angico isso e se ele era td isso que a histora fala dele ne

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Há claras e grandes possibilidades de ele ter feito um acordo com as autoridades, ter recebido uma grande soma em dinheiro atravessado o rio São Francisco e ter ido viver em MG com nova identidade e no anonimato até sua morte por idade avançada

      Excluir
  2. Amigo (a) anônimo (a):

    Quando você fizer uma postagem para este blog, ponha o seu nome, pois eu terei o maior prazer de publicá-lo. Sem identificação fica difícil uma liberação para que você veja a sua postagem.

    Quanto à morte de Lampião, ele foi mesmo abatido na madrugada de 28 de julho de 1938, lá na grota de Angicos, no Estado de Sergipe.

    O que comprova a sua morte?

    1 - Os cangaceiros que estavam com ele na noite da chacina, e por sorte não foram abatidos, como: Sila, Zé Sereno, Balão, Candeeiro (este ainda está vivo e mora em Buique-PE), e outros e outros, afirmaram aos pesquisadores, escritores e repórteres, que sem dúvida, viram Lampião morto lá na grota de Angicos.

    2 – Do jeito que era Lampião vingativo e não aceitava ser vencido por ninguém, se ele tivesse escapado da chacina, com certeza teria organizado um novo bando, até mesmo com os próprios remanescentes que escaparam da sua saga, e teria dado continuidade a sua empresa de cangaceiros.

    Existem alguns que falam que Lampião havia escapado da chacina, mas isso é conversa sem futuro. Ora! Se os que estavam lá viram Lampião morto, como é que quem não estava lá, viu Lampião fugir do ataque.

    Se você quiser assistir o vídeo com a entrevista do cangaceiro Candeeiro, que cedeu ao escritor Aderbal Nogueira, acesse o blog:
    "Cariri Cangaço - Por que a reunião no coito do Angico?". - Por: Aderbal Nogueira.

    Com isso, você vai tirar a sua dúvida e acreditar que Lampião morreu mesmo na grota.

    Não se iluda, Lampião foi mesmo abatido naquela madrugada de 28 de julho de 1938, na grota de Angicos, no Estado de Sergipe.

    José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

    ResponderExcluir
  3. Marcio18:24:00

    Não acredito na morte de Lampião em junho de 1938. O simples fato de um homem com 20 anos de cangaço e um estrategista exímio como ele ser abatido sem nem mesmo ter a chance de reagir já é bastante estranho. E ele pode sim não ter morrido e ainda assim não ter resolvido se vingar: simplesmente porque foi tudo um acordo. (Inclusive o suposto assassino de Virgulino era um cooperador dele no período.) Na época de "sua morte" já era sabido por muitos que ele planejava abandonar o cangaço. Há muitas fontes antigas (inclusive entre os que estavam em Angicos) que corroboram esta ideia e negam sua morte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo20:30:00

      Só os tolos acreditam na morte de Lampião em 1938. Crer que Lampião foi morto na Gruta de Angico é mesmo que admitir que Lampião não era nada do que se diz dele. Burro e isso ele não era. A morte de Lampião foi uma granda farsa. Eu pergunto onde está o atestado de óbito de Lampião.

      Excluir
    2. INGÊNUO É VOCÊ AMIGO,FICOU MAIS DO QUE PROVADO QUE O CARA MORREU,ATÉ SEU INIMIGO NÚMERO 1 FOI AO LOCAL DO CRIME E RECONHECEU O CORPO DO MAIOR GUERREIRO NORDESTINO,POR UMA MARCA DE NASCENÇA,QUE O REI DO CANGAÇO TINHA NO CORPO,LEMBRE-SE QUE ELES FORAM CRIADOS JUNTOS.AGORA TENHO CÁ MINHAS DÚVIDAS SE FOI PEDRO O COITEIRO,QUEM O ENTREGOU,PARA MIM FOI GENTE DO PRÓPRIO BANDO DELE,PARA GANHAR A RECOMPENSA,NESTE CASOS SEMPRE É GENTE MUITO PRÓXIMA,O DELATOR,EXEMPLOS, SADAM RUSSEM E BIN LADEM,AMBOS TRAÍDO POR GENTE QUE FASIAM SUAS GUARDAS PESSOAIS.

      Excluir
    3. sou mineiro e professor de biologia.pouco me importa se o cara foi ou não,herói ou bandido ,afinal de contas,não existe ser "humano"perfeito,O QUE IMPORTA REALMENTE É O FANTÁSTICO ESPÍRITO DE LIDERANÇA,CORAGEM,BRAVURA E RESISTÊNCIA DO HOMEM "LAMPIÃO",GRAÇAS AOS SEU FEITOS UM SIMPLES HOMEM DE CARNE E OSSO SE TORNOU O MAIS IMORTAL DOS BRASILEIROS,MAS,PREFIRO O UM OUTRO PERNAMBUCANO,COMO HERÓI,O SR LUIS INÁCIO LULA DA SILVA.MEUS RESPEITOS E ADMIRAÇÕES AOS PERNAMBUCANOS MAIS CORAJOSOS QUE O BRASIL JÁ VIU.

      Excluir
    4. Anônimo21:19:00

      O GRANDE HEROI PERNAMBUCANO SE CHAMAVA AGAMENOM MAGALHAES, O MAIOR CONSTRUTOR DE HOSPITAIS E ESCOLAS QUE ESTE ESTADO JÁ TEVE, LULA E LAMPEÃO FORAM OS MAIORES BANDIDOS QUE VOCE POSSA IMAGINAR, O PRIMEIRO INVENTOU O SAQUE RURAL, A PISTOLÁGEM, O ESTUPRO DE JOVEMS NORDESTINAS, A ESTORÇÃO E INVASÃO DE PEQUENAS CIDADES, PORTANTO UM COVARDE ACIMA DE QUALQUER COISA,E LULA INVENTOU A CORRUPÇÃO, O MENSALÃO E O FREE BOI, A MAIOR FÁBRICA DE CHURRASCO QUE JÁ SE VIU NA HISTÓRIA DESTE PAÍS

      Excluir
    5. Anônimo08:07:00

      Você é professor?????
      Não sabe nem escrever.... que enganar quem??? Já ouviu falar em, gramática???

      Excluir
  4. Não esqueçam que o Lampião de 38 já era um Lampião diferente: Cego de um olho, e o outro talvez com menos de 60 de acuidade visual. Diversos ferimentos,manco, cansado, doente, com toda a policia a seu encalço. A maioria das ações eram comandadas por seus lugares tenentes dos diversos bandos que já agiam como se fossem independentes. E como todo criminoso, foi vencido pela confiança. Como se diz no sertão: O bom nadador se afoga, o bom cavaleiro cai.
    Mas as histórias sobre a falsa morte de Lampião sempre existiu. Em Santana do Ipanema, esta lenda surgiu dias após a morte de Virgulino. Tudo seria uma farsa. O caso mais pitoresco foi um velhimho que o reconheceu nos anos 60 em uma cidade próximo a foz do Iguaçu. Dizia-se chamar-se José Ferreira. Era pastor da Assembléia de Deus. Isso dá um bom filme...

    ResponderExcluir
  5. o fato do Ten Zé Bezerra da policia alagoana ter matado Lampião mexeu muito com os nazarenos. Mesmo sendo pernambucano, a turma de Manuel Neto o olhavam com desconfiança e fazer corpo mole e colaborar. Foi provavelmente esta turma que espalhou o boato que ZE Bezerra e Lampião eram farinhas do mesmo saco...

    ResponderExcluir
  6. Anônimo17:13:00

    gostaria muito de te agradeçe pois, seu blog realmente,terminar de uma vez com qualquer duvida, sobre essa historia de dizerem q lampiao nao morreu em angicos, meu nome e marlos andre

    ResponderExcluir
  7. Anônimo17:32:00

    lampião está com 105 anos, quando deus o levar apresentarei a imprensa, com todas as provas do mundo e a que a justiça pedir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. riririri.ULISSES GUIMARÃES TAMBÉM.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. amenos que o rei do cangaço tivesse um irmão gêmeo monozigótico, foi ele sim quem morreu em angicos.

      Excluir
    4. respeito sua opinião amigo,mas se isto que você esta dizendo for verdade,apresente ele primeiro ao guinness book como cargaceiro mais velho do mundo.ririririri

      Excluir
  8. Cada um tem a sua opinião e todas elas são válidas. Valeu amigo, a sua opinião! Não tenho nada contra.
    Participe sempre deste blog. A literatura lampiônica é mesmo para nós discutirmo.

    ResponderExcluir
  9. Esse povo que comenta que lampião não morreu na grota do angico! não sabe de nada sobre a história dessa chacina com o bando de lampião em serjipe!
    O lampião poderia ser o cangaceiro +++ esperto e calculista da história! mas nessa emboscada ele não deve nenhuma chance de sair vivo! foi vários soldados da volante divididos em 4 grupos para realizar à emboscada, essa emboscada foi muito bem executada e bem planejada!
    O governo de Getúlio vargas decretou a extinção de todos os cangaceiros!!!
    e com isso, a força das volentes aumentaram e seu poder de fogo também!
    antes desse governo lampião e seu bando! fazia o que queria, porque o número de saldados da volente era insignificante em comparação aos cangaceiros...Lampião foi morto lá mesmo galera!!!

    ResponderExcluir
  10. Obrigado pela sua participação ao nosso blog. Continue comentando

    ResponderExcluir
  11. parabéns a todos os nordestinos,povo mais guerreiro e humilde do brasil,prova disto é o lulinha velho de guerra,o maior brasileiro de todos os tempos.

    ResponderExcluir
  12. Amigo João Reis:

    Eu, por exemplo, tenho real certeza que Lampião morreu lá na Grota de Angico. É Claro que eu não estava presente, e nem queira estar. Mas todas as provas foram favoráveis que o rei Lampião faleceu naquela madrugada de 28 de Julho de 1938.
    Muito obrigado a todos que participaram desta página com os seus comentários.
    O blog é cultural e não é meu, é nosso.
    Participem sempre com os seus comentários.

    Abraço fraternal

    José Mendes Pereira

    ResponderExcluir
  13. amigo José Medeiros!fico muito lisonjeado de você ter me respondido,concordo plenamente com você,acredito que o mesmo morreu sim em angicos,mas com certeza esta não é toda a verdade contada de angicos,vários fatores estranhos chamaram à atenção de nós leitores naquele dia,citarei alguns já conhecidos com certeza por você;lampião estava muito despreocupado na tarde anterior,fato super estranho em se tratando de lampião,sei que segundos relatos históricos de pessoas próximas ao rei do cangaço,seria pelo fato de Pedro dizer lhe que ouviu o tenente bezerra gritar na feira que iria procurá-lo em direção oposta.chego a pensar que na verdade ele foi traído pelo próprio tenente e por políticos importastes da época,gente que havia amardo a fuga do mesmo para minas,mas que aproveitou a oportunidade e deu cabo dele,por ser mais vantajoso.por-quê penso assim,simples,lampião erá um verdadeiro general de guerra,uma raposa astuta das caatingas do nordeste e foi pego muito fácil apesar de todos este requisitos de guerra de selva nordestina,e o principal o mesmo estava com toda sua fortuna,parecendo mesmo querer fugir,aí você pode me dizer que ele sempre andava com todo este dinheiro e ouro,duvido que ele sendo tão inteligente andasse com toda esta fortuna diariamente,ainda mais sabendo que sedo ou tarde poderia ser surpreendido.Se fosse eu,pelo menos os 5kg de ouro enterraria em um local seguro;acho que estava sim tudo armado para ele fugir para minas,mas sabendo que ele estava com todo este dinheiro,resolveram transformar a farsa em realidade.lembre-se que este tipo de coisa acontece todos os dias envolvendo policiais corruptos e assaltantes de banco ou traficantes.só sei de uma coisa amigo:quem estar com os pés sobre a terra é capaz de tudo,basta lembrar que cristo,foi traído por um "amigo","amigo".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo João reis:
      Meu nome é José Mendes e não Medeiros, mas isso não faz diferença.

      O seu comentário tem muito sentido, pois eu estou com você, sobre o que falas em relação as riquezas do homem mais poderoso do nordeste brasileiro.

      Espero que continue acessando o nosso blog, e comentando sobre suas opiniões. O blog não é só meu, é meu, é seu e de quem tem paixão pela cultura brasileira.

      Envie-me uma foto sua para que poste o seu comentário na página principal do blog.
      Meus e-mails estão no blog, ao lado esquerdo.

      Felicicidade nas suas pesquisas.

      Abraço.

      José Mendes Pereira

      Excluir
  14. obrigado MEDEIROS,OPA BRINCADEIRINHA,OBRIGADO José Mendes.pode ter certeza que irei continuar,pois apesar de biólogo,minha paixão principal é pela cultura brasileira em principal pelo povo nordestino e sua cultura,talvez preste algum concurso ou para professor ou para biólogo neste estado,só para estar mais próximo desse povo guerreiro,humilde e trabalhador.Ouvi pelo jornal nacional que o estado enfrenta mais uma seca, rogo a Deus que o mesmo faça chover nestas regiões,afim de diminuir o sofrimento de nossos irmãos.ATÉ MAIS AMIGO JOSÉ MENDES.

    ResponderExcluir
  15. geraldo aguiar conversou com lampião,procurou fatos que tinham acontecido ,porque expedita não faz o DNA , aí comprovaria a verdade já descoberta,mas muitos interesses financeiros estão por trás da história antiga, a filha e a neta dele,a emissoras de TV que fizeram seriados,produtores de filmes, o proprio governo pra não ficar desmoralizado,as instituiçoes estudiosas do cangaço etc.. Os fatos comprovados por lampião são a entrada dele em Queimadas,a combinação com o tenente Bezerra e tantos outros que ele cita no livro.É uma pena que ele não é um escritor famoso ,senão todos acreditariam. Jesus nasceu de uma familia humilde,mas os Judeus e a elite da época esperavam o Messias nascido de família nobre,mas DEUS disse que ele seria revelado ao mundo daquela forma. Se o sr João Reis não acredita e também o sr josé Mendes problema de vçs.Eu acredito e ponto final.

    ResponderExcluir
  16. Amigo José Albérico:

    Em eu acreditar que Lampião não escapou da chacina, isto é, morreu mesmo na grota de Angico, não é porque o Geraldo Aguiar não era famoso, até porque eu não o conheci, por isso não posso julgá-lo como famoso ou não no que diz respeito aos estudos sobre cangaço. A minha afirmação que Lampião morreu lá, pelos os depoimentos que os cangaceiros que se livraram da chacina em Angico afirmaram que Lampião não escapou, estava no momento do ataque aos cangaceiros.
    Mas você tem as suas razões por acreditar. Todos nós podemos pensar e opinar o que bem pensar. O estudo sobre cangaço pertence a nós mesmo.
    Muito obrigado por você participar do meu humilde blog, e não imagine que eu tenho direito de tentar mudar a sua opinião.
    Você raciocina do jeito que você pensa, assim como eu e outros.

    Felicidade e Paz para você e para todos os que fazem parte da sua amizade.

    José Mendes Pereira

    ResponderExcluir
  17. Anônimo09:39:00

    Amigo Mendes o meu bom-dia
    Após dezenas de comentários, não poderia deixar de apresentar a minha opinião pessoal, logo que cada leitor tem a sua opinião.
    Desculpem-me os companheiros que acham que o rei do cangaço escapou naquela sinistra manhã de 28 de julho de 1938. Contudo, comungo com aqueles que afirmam ter mesmo morrido o rei do cangaço naquele dia. Basta que lembremos a afirmação dos ex-cangaceiros que sobreviveram o tiroteio: Sila, Zé Sereno, Balão e Candeeiro, assim como outros componentes do ocorrido, que não eram cangaceiros. Não consigo encontrar lógica para mudar os fatos.
    Quanto a Lampião - tão estratégico como era -, ser apanhado com facilidade, acho que ele estava muito confiante naquele coito, por ser do seu pleno conhecimento, além de ser nas terras da família de um dos seus coiteiros de plena confiança. Além de tudo, depois de mais de duzentas batalhas (conforme informações), a meu ver, o filho de José Ferreira já estava cansado e carregando algumas deficiências físicas em seu corpo: olho vazado, pé afetado por um tiro em outra ocasião, e demais fragilidades das lutas do dia-a-dia de um guerrilheiro que levou metade da vida brigando.
    Mas, diante de pessoas experts no assunto, não tenho muito a opinar.
    Abraços,
    Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir