Por: Ivanildo Alves da Silveira
Cópia de foto original encontrada no bornal de Lampião, após sua morte. A aludida foto, está arquivada no instituto histórico e geográfico de Maceió, e, certamente, foi feita pelo árabe Benjamin Abrahão nos idos de 1936/37.
Obs.: as "legendas existentes na foto", foram por nós acrescentadas, para ilustrar, os "ferimentos a bala ",sofridos pelo rei do cangaço, em mais de 200 combates ocorridos com a polícia.
A descrição dos "ferimentos" de Lampião , encontra-se inserida no livro "Quem foi Lampião" pg. 151, do renomado pesquisador/escritor, Frederico Pernambucano de Mello.
Frederico Pernambucano de Melo
1921 - Ferimento a bala no ombro e na virilha , ambos transfixante, com tratamento conduzido por médico ( doutor Mota), tendo a ocorrência se dado no município de Conceição do Piancó/Paraíba.
1924 - Ferimento a bala no dorso do pé direito, transfixante, com tratamento conduzido por dois médicos (doutores José Cordeiro e Severiano Diniz), a ocorrência se deu na Serra do Catolé, município de Belmonte, PE.
1926 - Ferimento a bala na omoplata, leve, com tratamento caseiro, tendo a ocorrência se dado em Itacuruba, no município de Floresta, PE.
1930 - Ferimento a bala, no quadril, leve, com tratamento caseiro, tendo a ocorrência se dado em Pinhão, na época distrito de Itabaiana, SE.
Fonte: Depoimentos de ex-cangaceiros e amigos, conforme indicação bibliográfica, mais dados colhidos da caderneta de apontamentos de Benjamin Abrahão, item g.1. (obra citada).
Um abraço a todos.
Ivanildo Alves Silveira
Colecionador do cangaço
Membro da SBEC
Natal/RN
meu caro Ivanildo,
ResponderExcluirparabéns meu amigo,o texto realmente explica as marcas de balas que fizeram sangrar o famoso Lampião.
se possivel acrescente ai os três tiros do dia da morte, sendo qualquer um dos três mortal.
abraço
joão de sousa lima
Certamente amigos Zé Mendes e Joãozinho, a postagem do Reverendo Ivanildo, para variar, nos traz um conjunto enorme de elucidações, parabens.
ResponderExcluirManoel Severo