Seguidores

quinta-feira, 14 de abril de 2011

João em: O caderno e o soldado!

          Confesso imensa curiosidade que tinha para ver a imagem do encontro que aconteceu - pela metade - entre João de Sousa Lima e Maria de Juriti. Olha ai o primo em dois momentos que complementam a ilustração da sua entrevista.
 
Uma revelação feita por João que acompanha
a postagem em seu blog.
           Maria de Juriti foi uma das cangaceiras que escaparam do combate na Grota do Angico, porém decidiu levar sua vida sem falar nada com ninguém, morreu sem dar entrevistas.
         Poucos meses antes de sua morte estive em sua residência, acompanhado pelo cineasta Wolney Oliveira e por maior que fosse nossa insistência para colher alguma informação, mais o silêncio dominava o ambiente e por último ela reclamou dizendo que poderia ter uma "parada do coração" e aí tivemos que nos contentar com apenas algumas fotografias...
          Recentemente recebi em minha casa a visita de um dos filhos da ex cangaceira, trazendo um caderno com riquíssimos depoimentos da mãe, colhidos por ele mesmo. O material me foi presenteado e o conteúdo deste vai virar um capítulo interessante, em um futuro bem próximo.
          Um velho amigo

        O soldado Teófilo Pires do Nascimento, o homem que matou o cangaceiro Calais, teve uma pequena parte de sua vida apresentada no documentário "Um combatente da época do cangaço" com direção de João e Antonio Galdino, tem meia hora de duração. Este vídeo apresenta inclusive uma parente de uma famosa cangaceira que faz uma revelação sobre "a origem" desta.

Participação do irreverente músico e pesquisador Jadilson "Bin Laden" Ferraz.

O vídeo foi lançado pela TV Mandacaru de Paulo Afonso/BA e já se encontra disponível para quem acessar o site, que é vinculado ao Jornal Folha Sertaneja.
  Web site: lampiaoaceso.blogspot.com/search/label/A vida após o cangaço  Autor:   João de Sousa Lima - lampiaoaceso.blogspot.com

Chega de tchi tchi tchi   Clique aqui

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário