Seguidores

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Volta Seca fala sobre Corisco, Gato e Zé Baiano

O que disse  Volta Seca 
ao Jornal "O Pasquim", em 1973

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgOXhTJx7DLm6irHyyPZq-fBl90Cwb2m5q2VBywgB7L229ks8Njc0AeHZKB64T7noa1M36JOSgyzonV3F0fINFHwqHWTXX3E7HYsojoj4mcaHLy3tJp80dCZFspVhREiULazKEABenapag/s1600/2006_1026lampiao0035.JPG
Corisco e Dadá são os primeiros do lado esquerdo

DOS CANGACEIROS, QUEM ERA 
O MAIS BRAVO?

Em relação ao mais bravo, Volta Seca disse aos repórteres que todos eram donos de muita coragem, mas claro que no meio desse povo, tinha alguns que eram mais afoitos e malvados. Corisco era um cangaceiro bastante perverso, vingativo e cruel. Mas para ele, os mais sanguinários eram: 


 Gato

e o Zé Baiano.

Estes dois usavam violência horrorosa.

Mas estes cruéis sempre andavam vigiados por um cangaceiro (ainda criança). Geralmente Lampião promovia uma criança para andar com um pequeno grupo de cangaceiros. 

Por exemplo: 

O grupo que saíra a qualquer lugar, composto por dez homens, e uma das criança (cangaceiro) era responsável pelo grupo. Se algum cangaceiro fizesse alguma coisa mal feita e o responsável não dissesse a Lampião, e posteriormente ele soubesse, Lampião iria em cima do responsável. 

Se o sujeito errasse dentro do cangaço, Lampião o punia fortemente. Os outros viajavam e o punido ficava amarrado no coito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário