Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Miguel Faustino e o seu Palacete

Casarões da Pça. Bento Praxedes, 1948

Este palacete,  mencionada pelo historiador Raimundo Soares de Brito, foi contruído no ano de 1918, por Sebastião Fernandes Gurgel, que era proprietário da Casa Bancária S. Gurgel em Mossoró. Em 1928,  foi vendido para o comerciante e industrial local, Miguel Faustino do Monte.Em 13 de setembro de 1933, este Palacete entrou para a História Oficial, foi o Catete Mossoroense,, pois, nesta data, nele instalaram-se o Presidente Getúlio Vargas e sua comitiva presidencial, Em 1945, novamente o Palacete foi vendido ao Sr. Dix-Neuf Rosado, industrial e político local, permanecendo em poder da família até a presente data.


Miguel Faustino do Monte foi um dos grandes empregados do coronel Delmiro Gouveia,
Mais ou menos em 1894, em  uma das viagens de Souza Nogueira a Recife/PE, que era sogro de Miguel Faustino,  o genro o acompanhou. Foi aí que conheceu o grande homem da indústria e do comércio da região: Delmiro Gouveia, da Fábrica de Pedra à margem do Rio São Francisco. Delmiro Gouveia mantinha relações com Souza Nogueira. Mas ao conhecer Miguel Faustino, viu no mesmo as qualidades que necessitava para um novo aliado.  Acertaram o negócio e Miguel Faustino passou a trabalhar para Delmiro Gouveia. Após algum tempo, foi ao Recife prestar conta a seu patrão. Nessa época, Delmiro Gouveia encontrava-se com um grande problema nas mãos: havia financiado uma sociedade salineira e esta achava-se em falência.

Que rua é essa em Delmiro Gouveia?

O inverno de 1894 havia levado todo lastro da produção de sal, não tendo, os proprietários, como pagar o empréstimo, de modo que a salina Jurema e mais rebocador, batelão e tudo o mais foi parar nas mãos do financiador. A solução encontrada por Delmiro foi confiar a Miguel Faustino o destino da salina. Miguel Faustino com a sua inteligência, mandou que retirassem a lama e debaixo dessa encontrou o sal que a enchente do rio não levara. Envolvendo-se a indústria salineira, com o coronel Delmiro Gouveia, Miguel Faustino se  tornou salineiro acumulando grande fortuna. 


Um comentário: