Seguidores

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

OTHONIEL MENEZES: OBRA REUNIDA – UM LIVRO PARA LER, RELER E SEMPRE PROCURAR


Pessoalmente eu acho que um bom livro é aquele que consegue me fazer sentir algum tipo de emoção, ou me faz aprender algo e, quando possível, me faz sonhar. Livro bom é aquele que não serve para ocupar inutilmente um espaço em uma prateleira.


Recentemente tive a oportunidade de receber o livro “Othoniel Menezes: obra reunida – seleção, revisão e notas de Laélio Ferreira de Melo” e este livro é tudo, menos um livro inútil.
Temos uma obra interessantíssima, que além de trazer toda a maravilhosa produção do Príncipe dos Poetas Potiguares, possui um ótimo material referencial, com prefácios, inúmeras notas históricas e muita informação de primeira qualidade. Temos aqui muito sobre pessoas e fatos da nossa terra potiguar.
Particularmente adorei as cartas que o poeta Othoniel escreveu para pessoas como Esmeraldo Siqueira e outros.


Outra coisa que achei muito interessante foi a forma sincera como o poeta falava de si mesmo. A sua coragem de narrar seus próprios problemas ao então jornalista Ticiano Duarte,


em uma entrevista ao jornal Diário de Natal. Ou sobre as promessas feitas e não cumprida pelos políticos das décadas de 1950. Ou ainda a forma como Othoniel foi tratado pela elite de Natal e a sua ida definitiva ida para o Rio de Janeiro.
Sempre achei interessante como as pessoas que viviam na Natal do passado, pelas mais diversas razões, buscaram a Cidade Maravilhosa como um novo porto de destino. No caso de Othoniel Menezes, a sua intenção pode até não ter sido esta, mas creio que o Rio de Janeiro serviu para esquecer a terra que ele tanto amou, que tanto o desprezou e para a qual ele deixou os mais maravilhosos versos sobre este lugar, a inigualável “Praieira”.
Recebi meu exemplar das mãos do próprio Laélio, filho do poeta Othoniel e confesso que a primeira vista fiquei deslumbrado com a sua qualidade. É um trabalho com mais de 900 páginas, primorosamente editado e custeado do próprio bolso de Laélio, em uma atitude que merece todos os elogios.
Quem gosta de história e poesia, tem que ter este livro.
 
 
Fonte:
Do Historiógrafo Rostand Medeiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário