Seguidores

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Deixa viver eternamente com dignidade quem já morreu.

Por: José Mendes Pereira


Lampião e Maria Bonita já foram crucificados aqui na terra

Devido certos fatos sem sentido, que muitas vezes os governos: Federal, Estaduais e Municipais não gastam com a cultura brasileira. Veja que coisa sem graça, escritor escrevendo coisas sem nexo para entregar às futuras gerações, afirmando que


Lampião era homossexual e Maria Bonita era adúltera. Procura instruir os nossos estudantes do cangaço com coisas educativas, não repassar para eles coisas ridículas.
Ainda dizem que dinheiro é imagem do cão. O cão se ver quando se está liso. Aí sim, ver-se ele de todas as formas.  
Quanto custará um volume deste trabalho? Podemos chamá-lo de cultura? Eu mesmo nem sei dizer. Que Deus tenha dó da nossa cutura!

Eu não acredito que algum órgão do governo vai patrocinar este trabalho.
Disse um poeta:
"Um país se faz com homens e livros"
Mas será que são  quaisquer  livros que com eles se faz um país? Ou será feito com homens e com bons artigos escritos com seriedade por pessoas talentosas, sem denegrir a imagem do outro, e instruindo uma nação? Que coisa, hein!
Que Deus tenha dó da nossa cultura. Se é que este trabalho sobre os desrespeitos que afirmam de Lampião e Maria Bonita, podemos chamá-lo de cultura. Quantas coisas interessantes temos para explorar sobre o tema "cangaço"? Muitas e muitas.
O ser humano é assim mesmo: honrado é ele, o outro é desonrado; bonito é ele, o outro é horrível; rico é ele, o outro é um mendigo, quem se veste bem é ele, o outro é um espantalho; quem conversa bem é ele, o outro é um verdadeiro matuto; quem fala a verdade é ele, quem mente é o outro...
Agora se quiser ver ele rodar a baiana, como diz o velho ditado, desonre-o de qualquer forma, que você irá direto à delegacia para provar. E ainda irá passar pela justiça para pagar "danos morais".
No tema "cangaço" eu sendo estudante, ainda não li desrespeitos sobre a vida sexual de Lampião, escrito pelos melhores escritores do cangaço, e nem muito menos de Maria Bonita, apenas o coiteiro
Mané Félix disse ao jornalista
Juarez Conrado, que certa vez viu
Luiz Pedro dar uma palmadinha nas nádegas de Maria Bonita. Mas isso não quer dizer que ela era uma adúltera. Eu acho que pelo tempo de convivência no grupo, Maria Bonita tinha Luiz Pedro como um irmão.
Você leitor do cangaço, compraria este livro? Eu mesmo respondo por você. NÃO!  Ser desonrado é muito ruim. Desonrar os outros é um bom prato.


Um dos maiores conhecedores do "Tema Cangaço" segundo os seus admiradores e amigos da SBEC,

o escritor Alcino Alves Costa reagiu contra a afirmação do juiz de Direito aposentado Pedro de Morais de que Lampião era homossexual e Maria Bonita adúltera. "Lampião jamais foi gay. Aliás, em toda a história do cangaço, desde os seus primórdios, não se registra nenhum homossexual nos grupos de cangaceiros", escreve Alcino na edição de hoje do Jornal da Cidade. As insinuações de Morais, que lança amanhã o livro "Lampião, o mata sete", já foram feitas antes pelo antropólogo e fundador do grupo gay da Bahia, Luiz Mott, porém seus argumentos jamais convenceram os pesquisadores do cangaço. A pergunta que se faz é: estivesse Lampião vivo e aterrorizando o Nordeste com seu bando de jagunços, Pedro Morais, Luiz Mott e tantos outros teriam coragem de chamá-lo de boiola?

Leia o que escreveu o Capitão Alfredo Bonessi, dirigido ao escritor e pesquisador
do cangaço, Wescley

Artigo sobre o livro de Pedro de Morais

Por: Capitão Alfredo Bonessi

Olá Wescley!
A professora Aninha, Lili e Wescley
Bom Trabalho - lembrei-me de quando era aluno de mestrado e recebi esses conhecimentos dos meus orientadores e professores.
Parabéns pelas colocações acadêmicas das tuas palavras - estão perfeitas, próprias e pertinentes para o caso em tela.
Mas amigo como separar o joio do trigo?  Como separar o escritor responsável do escritor irresponsável?   Como impedir que pessoas livres se manifestem através da escrita, afinal vivemos em um fim de democracia - (logo, logo quem escrever algo em nosso País atacando o partido do governo e o próprio governo irá parar em um  paredão a moda Cuba de Fidel e tudo mais).

Acabei de escrever ao Escritor Sabino Basseti sobre esse fato, desse cidadão escrever esse livro taxando pessoas que não existem mais nesse mundo, com  impropérios e pejorativos desagradáveis, sem comprovação e sem a possibilidade dessas pessoas se defenderem  e sem um embasamento técnico e muito menos cientifico.  Pelo meu lado, acho que nós os estudantes sérios do tema cangaço estamos preocupados com a verdade sobre os fatos e só publicamos coisas corretas, documentadas, estudadas - se bem que de outras formas literárias  as vezes - mas sem desvirtuar, sem distorcer o tema e o foco principal dos fatos e personagens. Mas dentre em breve virão os romances, as ficções, as alegorias,  as piadas, histórias fantasiosas,  casos e mais casos - e nós teremos que aceitá-los porque achamos que isso é natural. Fique certo disso: lixo é para o lixo!!!
Entendo que cabe aí aos familiares das vítimas, caluniadas indevidamente, o devido reparo judicial, na amplitude, forma e proporção que a indigesta  situação  exige.
Abraço
Alfredo Bonessi - SBEC - GEC
Enviado para este blog: Capitão Alfredo Bonessi 
Se você quer ler livros com seriedade, escritos pelos melhores escritores e pesquisadores do "Tema Cangaço", entre em contato com o Professor Pereira.


Com ele você irá adquirir as melhores histórias escritas pelos grandes e responsáveis escritores. Histórias que não contrariam as verdades do cangaço, que não difamam, pesquisadas nas fontes, colhidas através de remanescentes e pessoas que participaram diretas e indiretamente do cangaço. Não deixe a sua mente acreditando em coisas ridículas, sonhadas, fictícias, montadas sem nenhuma credibilidade sobre o "Tema Cangaço". Quem escreve afetando a imagem de alguém, não tem nenhum compromisso com a formação de uma nação.

Clique no link para entrar em contado com o professor Pereira:

  

Um comentário: