Seguidores

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Por: Aderbal Nogueira

Amigos, será que enganar-se ao identificar uma foto antiga, como Sila se enganou, é mentir?

Acredito que muitos se enganaram. Meu amigo Candeeiro sequer se reconheceu em uma fotografia no bando.

Eu mesmo, há pouco, estive no colégio onde estudei até os 17 anos de idade e quando vi a foto da turma que conviveu comigo durante todo esse tempo não consegui lembrar do nome e da fisionomia de metade dos amigos de colégio.
Esse é apenas um exemplo das muitas e muitas "mentiras" que dizem que Sila contou (mentira boba, não?). Não estou para defender Sila, nem nem ninguém, apenas considero uma injustiçada.  Fiquei besta no último Cariri Cangaço, quando falei o nome de Sila e muitos disseram: "Sila mentiu em tudo!" O interessante é que, se não me falha a memória cerca de cinco livros foram escritos sobre ela. Eu me pergunto: Porque escreveram e porque tanta gente leu, se a fama dela é de mentirosa?


Quando publicam um livro que só tem absurdos sobre o cangaço, eu não me dou o trabalho de comprá-lo, pois só vai fazer volume na minha minuscula biblioteca. Quando eu gravo um depoimento que não diz "coisa com  coisa", eu não uso em nenhum documentário feito por mim, e olhem que não foram poucos os depoimentos absurdos que gravei ao longo desses anos todos. Uso apenas os mais plausíveis.
Mas vamos discutir isso na nossa próxima reunião na Livraria Saraiva, do dia 6 de dezembro próximo. Ainda não pedi permissão ao


Severo,


ao Kiko,

ao Ivanildo


e ao Mendes, mas a partir das próximas reuniões, sempre que houver discussões técnicas pretendo gravar e exibir nos blogs, sites e redes sociais.

Abraços, Aderbal Nogueira

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário