Seguidores

domingo, 29 de janeiro de 2012

Uma última lembrança da ex-cangaceira Aristéia

Por: Guilherme Machado
Aristéia Soares de Lima  - 23-6-1916 - 28-1-2012 )

A sua certidão de nascimento. Uma colaboração do escritor e pesquisador do cangaço


João de Sousa Lima, Para o Portal do Cangaço da Bahia.


Aristéia Soares de Lima nasceu em 23 de junho de 1916 (dia que se comemora a festa de São João) e lembra-se bem da passagem dos cangaceiros: Corisco, Virgínio e Luiz Pedro em sua casa, sendo que por diversas vezes, outros cruzaram o terreiro da fazenda Lajeiro do Boi.

Tendo seu nome envolvido como coiteira de cangaceiros e temendo a ação vingativa dos policiais, Aristeia fugiu para fazenda Alto Vermelho, entre Lajinha e Campo, próximo a Santana do Ipanema, indo refugiar-se na casa das tias Mariinha, Zifina, Santa e Maria Grande. Por essa época ,Eleonora já se cobria com a mescla azul e os bornais enfeitados com os desenhos de flores coloridas.

Cícero Garrincha já tinha certa queda por Aristéia e assim que abraçou a nova vida do cangaço começou a rondar a fazenda da família da moça. Em uma dessas passagens, ele foi avisado pela amiga Celina, da localização de Aristéia. Cícero seguiu para fazenda Alto Vermelho e depois de conversar com a escolhida, sem usar a força, conseguiu que ela mesma contra sua vontade, acompanhasse o cangaceiro.

O novo casal seguiu ao encontro do grupo de Moreno que os aguardava no coito conhecido por “Pilão das Pêia Juntas”, próximo a casa de Aristéia. No esconderijo, Aristéia foi festivamente recebida. Durvalina manejou a velha máquina de costura e fez um vestido para nova amiga, completando o figurino com bornais floridos e um chapéu de feltro.

Logo após a entrada de Aristéia, suas primas Sebastiana e Quitéria seguiram os cangaceiros Moita Brava e Pedra Roxa. Ver-se a ex- cangaceira Aristéia e o Pesquisador Guilherme Machado, Na Residência da Cangaceira, em Jardim Cordeiro, povoado de Delmiro Gouveia Alagoas.

Extraído do blog: Portal do Cangaço de Serrinha - Bahia, do amigo Guilherme Machado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário