Seguidores

domingo, 29 de janeiro de 2012

O afamado cangaceiro Corisco

Por: José Mendes Pereira

Corisco - o Diabo Loiro
Cristino Gomes da Silva Cleto, este nome nos lembra um grande cangaceiro. E na verdade é ele mesmo! O temido Corisco, o Diabo Loiro, o Alemão. Corajoso à admiração dos comparsas.
Se falarmos em Lampião, com certeza lembrar-nos-emos deste imediatamente. E era um grande astro da Empresa de cangaceiros Lampiônica & Cia.
Cristino Gomes da Silva Cleto nasceu no dia 10 de agosto de 1907, em Matinha de Águas Brancas, no Estado de Alagoas. Era filho de  Manuel Gomes da Silva Cleto e Firmina Cleto.
Aos 17 anos, em uma festa, quando tentava se aconchegar aos braços de uma jovem, apesar de ter sido rejeitado por ela, mas mesmo assim continuou insistindo; um dos parentes da moça que no momento observava a sua teimosia, querendo que a jovem caísse no salão aos seus desejos, e  que não lhe permitia ganhar aconchegos dela,  o esmurrou no meio da festa.
Corisco não aceitando a desmoralização, que naqueles tempos era um dos maiores desrespeitos aos camponeses, resolveu ir até à casa do patrão, apoderou-se de uma arma, voltou à festa e lá assassinou o seu agressor.
Temendo ser preso, atirou-se às matas. Mas no meado do ano de 1926, um fazendeiro amigo de Lampião, conseguiu a sua colocação no bando do rei.
Corisco foi um dos grandes amigos de Lampião, onde certa vez o chefe do bando de cangaceiros chegou a dizer que todos os seus subgrupos de cangaceiros eram excelentes batalhadores, mas o que mais lhe dava lucros era o de Corisco.
Minha opinião - "Nada concreto"
Mas não dar para se entender. O rancor que o rei guardava de Alagoas, por que tinha tanta adulação com Corisco que também era Alagoano, quando toda sua vida de bandoleiro, as maiores desgraças e decepções que sofreu foram causadas por gente de Alagoas?
1 - Foi em Alagoas que em 1920 que ele perdeu a sua amada e honrada mãe.
2 – Foi em Alagoas que também com poucos dias da morte da mãe, o seu pai José Ferreira da Silva foi barbaramente assassinado pela volante policial de Zé Lucena, que também era alagoana.
3 - E por má sorte de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido por capitão Lampião, a volante do tenente

João Bezerra, sentado à esquerda
João Bezerra que o assassinou na madrugada do dia 28 de julho de 1938,  na Grota de Angicos, no Estado de Sergipe, também era Alagoana.

Aderbal Nogueira e Alcino Alves
O escritor e pesquisador do cangaço Alcino Alves Costa em: ”Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angico”, diz o seguinte: “-Uma estranha versão conta que nos últimos dias que antecederam o cerco na Grota de Angico, os famosos José Lucena e Aniceto Rodrigues foram até ao coito, com a finalidade de acertarem algo que poderia mudar os caminhos do banditismo com o falado Diabo Loiro”. Diz ainda Alcino: “-É esta visita misteriosa, um dos grandes segredos que cercam os fatos de Angico”. 
Teria sido o amigo Corisco um dos traidores do capitão Lampião, entregando o rei aos famosos José Lucena e Aniceto Rodrigues, já que eles foram ao seu coito com a finalidade de acertarem algo que poderia mudar os caminhos do banditismo?
Ainda diz Alcino, que quando aconteceu a chacina que levou o rei, Maria Bonita e mais nove cangaceiros, Corisco e seus asseclas se encontravam acoitados entre as fazendas Coidado e Emendadas.
Será que Corisco não foi para o acampamento quando aconteceu o ataque aos bandidos, porque sabia o dia em que seria feita a chacina, uma vez que a volante não iria ter tempo de escolher quem morreria e quem ficaria vivo? E aí, leitor?
Lembrando ao leitor que esta é minha opinião, nada concreto.

José Mendes Pereira- Mossoró-Rn.

Fonte de pesquisas: “Lampião Além da Versão – Mentiras e Mistérios de Angico” – Escritor: Alcino Alves  Costa.

4 comentários:

  1. Anônimo22:15:00

    Caro Mendes.
    Na minha opinião existe muito mistério nessa chacina que vitimou Lampião, sua mulher Maria Bonita e nove cangaceiros que nunca será desvendada, ainda mais depois que os últimos cangaceiros estão indo para o outro lado da vida. Legal sua matéria, mas se Corisco traiu Lampião, então porque exterminaram ele também. Será que foi queima de arquivo?
    Neto - Natal/RN

    ResponderExcluir
  2. Valeu, amigo Neto. Eu bem entendo a sua interrogação. Mas é como eu coloquei em observação. Não há nada concreto. É apenas a minha humilde opinião.

    Muito grato pela sua participação.
    Estou sempre a visitar o seu blog, mas o amigo tem postado muito pouco.
    O novo herdeiro já nasceu?

    Felicidade,
    Mendes

    ResponderExcluir
  3. Anônimo16:14:00

    Acho que pode ter havido traicao de membros do bando. Morrer 11 em emboscada e muito. Ninguem ia ficar juntinho assim. No primeiro tiro ja ia pular. Sera que os entregadores traidores estavam entre os 11 mortos? Quero dizer mataram o Lampiao e Maria Bonita e depois foram mortos ali mesmo na queima de arquivo. Acho que Corisco nao ia fazer isso visto que teve morte de emboscada tambem e nada ganhou com a morte do chefe. Corisco me parece muito orgulhoso para virar dedo duro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você amigo anônimo, tem direito a sua opinião, e como tem. Eu acho que sim, mas não discordo da sua opinião. Obrigado por participar do nosso blog. Comente sempre que passar por ele. Sua opinião é válida. E será liberada com muito prazer. Ninguém é dono da verdade, afinal, todos nós somos estudiosos do cangaço.

      Excluir