Seguidores

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

GECC e SBEC: Nas Trilhas do Cangaço.

Por: João de Sousa Lima


O GECC- Grupo de Estudos do Cangaço do Ceará e a SBEC- Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço estiveram em Paulo Afonso e Região realizando pesquisas e entrevistas sobre o cangaço. 

Na fotografia acima João, Elane, José (sobrinho de Maria Bonita) e Dr. Archimedes.

A expedição formada por João de Sousa Lima, Aderbal Nogueira, Manoel Severo, Valentin, Afrânio Cisne, Múcio Procópio, Juliana Ischiara, Pedro Luis, Lívio Ferreira e os convidados Dr. Archimedes e sua esposa  Elane e o casal capixaba karlon e Adrienne e os filhos Matheus Lucas.


Archimedes e João na placa do Museu Casa de Maria Bonita.


João, Severo, Lívio, Alcino, Archimedes e Vilela em Piranhas, Alagoas, se preparando para descer até a Grota do Angico.


Alcino Costa "O Decano" sendo aparado pelos amigos Juliana e Severo na chegada à Grota do Angico


Archimedes, Elane, João, Juliana, Pedro Luis, Karlon, Adrienne, Lucas, Matheus, Lívio e Afrânio. A fotografia foi na fazenda Maranduba, local onde ocorreu um dos mais ferrenhos combates do cangaço.


Até que enfim, depois de três anos paguei a promessa ao Severo e Aderbal levando-os ao tangue "Lagoa do Mel", lugar onde houve o famoso combate que faleceu Ezequiel Ferreira, último irmão de Lampião morto em combate. Nesse combate morreram 16 soldados.

Na foto Aderbal colhe um depoimento de João Lima, tendo ao fundo da fotografia os pesquisadores Karlon, Severo, Múcio e Pedro Luiz.


Ainda na Lagoa do Mel com Aderbal, Juliana, Matheus, Karlon, Severo, Múcio, Afrânio, Pedro e João Lima.


No Museu Casa de Maria Bonita: Severo, João, Aderbal e Karlon.


Entre as cidades de Paulo Afonso e Santa Brígida, no meio de uma passagem entre duas serras, encontra-se um cemitério com cruzes carcomidas. Lá estão enterrados os pais de Maria Bonita, Dona Déia e Zé de Felipe.


A equipe chega em um dos mais longícuos dos lugares que guardam as histórias do cangaço, um lugar explorado pela primeira vez.
Essa expedição teve a honra de ser a primeira a pisar a Fazenda Almésca, lugar onde Lampião matou Manuel Salina e seus filhos, em Jeremoabo, Bahia.
Na Foto José Francisco de Sá (Zé Perninha) mostra os escombros da antiga residência (esse alto por trás da foto) e onde algumas pedras marcam o ponto onde ficavam as cruzes.
Os membros do GECC e da SBEC cercam o guia Zé Perninha e sua esposa Maria, colhendo informações sobre a morte da família Salina.


A Expedição formada pelo GECC e pela SBEC representados por João, Severo, Múcio, Valentin, Lívio, Juliana, Pedro Luis, Afrânio, Aderbal e os convidados Archimedes, Elane, Adrienne, Karlon, Lucas e Matheus colheram as informações que serão arquivos úteis para o futuro.



Enviado pelo escritor e pesquisador do cangaço: 
João de Sousa Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário