Seguidores

sexta-feira, 2 de março de 2012

MARÇO, O MÊS DE SÃO JOSÉ


São José - Xilogravura de Hamurabi Batista (Juazeiro-CE)
O povo cearense espera ansioso pela data 19 de março, dia do seu padroeiro SÃO JOSÉ, que constitui a derradeira esperança para o início da quadra invernosa. O fato é narrado de maneira exemplar no poema A TRISTE PARTIDA, de Patativa do Assaré e também na música A FESTA DO MILHO, interpretada por Luiz Gonzaga: "Em março queima o roçado / a 19 ele planta / a terra já está molhada / ligeiro o milho levanta..."
Para lembrar uma data tão importante para os nordestinos, resolvi publicar esse maravilhoso poema de Zé Laurentino, também gravado por Rolando Boldrin, intitulado: ESMOLA PRA SÃO JOSÉ:
Titulo: Esmola para São José
Autor: José Laurentino


Tem certas coisa sêo moço,
que eu num gosto muito não.
por inzempro: ouví contar
estória de operação,

de arrancamento de dente
ouví estória de briga,
eu posso inté escuíta,
mas me dá uma fadiga...

Mas, pru arte dos pecado,
ou por minha pouca fé
todo dia lá im casa
passa um veio andando a pé
pru sina, muito feliz
chega im minha casa,
bate parma e diz:
---esmola pra S. José.

E o diabo da muié
que é muito cuvitêra
eu nunca vi uma muié
que num fosse resadêra
adiquére um tanto-ou-quanto
corre e vai lá dar prô santo...
Santo...prô veio fazê a fera

Muitas veis, logo cedinho
eu vô tomá meu café
quando dô fé, é o grito:
---esmola pra S. José.

Isso foi me enchendo o saco
cada dia enchendo mais
um dia cheguei im casa
com a barguia virada pra tráis,

sentei num sêpo de pau
tomei uma de rapé
e ouví a voz lá da porta...
---Esmola pra S. José.
Pru morde dá a esmola
a muié se remecheu
mas eu gritei, num vá não,
hoje quem vai dá essa esmola sô eu.

Quando eu cheguei na porta
o véio teve um espanto,
e eu disse:--vá trabaiá vagabundo
que eu não dô esmola pra Santo.

Pois eu acho que os santo
não tem muita precisão,
afiná eu nuca vi
um santo comê feijão


Troque o Santo numa enxada
deixe de ser preguiçoso
pois Santo num qué esmola,
deixe de ser mentiroso.

O véio me oiou, e disse:
---que S. José te perdoe,
e se Deus tive te ouvindo.
Que ele te abençoe.

E que cubra vossa casa,
de paz, amor, união,
sossego, prosperidade,
conforto e comprienção.

E se um dia o sinhô,
precisá deste véinho
ele não mora tão perto,
mas eu lhe ensino o caminho,

Fica no sitio Cauã
onde já morô meu pai,
a direira de quem vêm
a esquerda de quem vai

Se um dia o sinhô passá
por alí cum precisão
de fome o sinhô num morre
também num dorme no chão,

Quando o véio disse aquilo
eu senti naquele instante,
cumo se eu fosse uma frumiga
sob os pé de um elefante,
tava cum as perna tremendo
digo e num péço segredo
que esse véio me deu uma surra
sem me tocá com um dedo,

Eu com tanta ignorância
ele tanta mansidão
fez eu pagá muito caro
a farta de inducação

então naqueçe momento
eu gritei pra Salomé
mandei trazê pra véinho
uma boa chicra de café
e fui contá meu dinheiro,
tinha somente um cruzero,
dei tudinho a S. José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário