Seguidores

segunda-feira, 2 de abril de 2012

A CRUZ DO SOLDADO ADRIÃO

Por: Antônio Vilela de Souza (*)
Luitgarde e Antonio Vilela

Amigos, pesquisadores e confrades da SBEC. Ontem (01/04/2012) fizemos uma verdadeira maratona... Levamos a placa de bronze e mármore até a Grota do Angico, descumprindo ordem médica, pois estava proibido de subir escadas e ladeiras como também pegar peso, mas, valeu a pena.

Para levarmos À grota, tão precioso acervo, a placa e a cruz, contamos com o apoio e as presenças dos demais amigos, aqui listados: 

Antonio Amaury e João de Sousa Lima

João de Sousa Lima, Jadilson Ferraz, Edson Barreto, Elaide Barreto, Evelin Barreto e Edvaldo Primo.

 

De casa fomos com minha esposa, Da Paz, meu filho, Hans Lincoln, a minha nora Soraya Crystina.


Embarcamos na canoa “O Cangaceiro”, no porto de Piranhas - AL e descemos o Rio São Francisco até a Forquilha, de lá, subimos e descemos até chegar às margens do riacho que banha a Grota do Angico; escolhemos uma pedra e fixamos a cruz e a placa ao lado daquela onde situa-se a homenagem aos cangaceiro(a)s mortos naquela fatídica manhã de 28 de julho de 1938. Ali onde, também caiu um homem de bem, cumprindo o seu dever em defesa da ordem, pela Polícia Militar de Alagoas.



Tudo que fizemos foi no intuito de corrigir uma falha histórica, um erro de interpretação, um reconhecimento tardio... Colocar uma placa em homenagem ao Soldado ADRIÃO PEDRO DE SOUZA.


Para a feitura desta placa, contamos com a ajuda financeira do amigo Prof. Wilson Seraine, do IFPI e do confrade e pesquisador Ivanildo Silveira, de Natal-RN, e o apoio da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC, do Programa A Hora do Baião, da FM Cultura de Teresina-PI – homenagem ao Mestre Luiz Gonzaga - do Seminário Cariri Cangaço e do Grupo de Estudos do Cangaço Ceará.

 

A outra cruz, que agora se encontra fixada na Grota do Angico, é simples, feita de madeira, pintada de branco. Ao pé da cruz uma placa com os dizeres:

 
ADRIÃO PEDRO DE SOUZA
* 01-03-1915 / + 28-07-1938

Neste chão, no cumprimento do seu dever, caiu por terra o soldado Adrião Pedro de Souza, a quem reverenciamos nesta oportunidade.
Grota do Angico, 01 de março de 2012.

(*) Pesquisador e escritor, de Garanhuns – PE. Membro da  Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço – SBEC.


Enviado pelo poeta e pesquisador do cangaço: 
Kydelmir Dantas


PETRÓLEO BRASILEIRO S.A. / EXPLORAÇÃO E PRODUÇÃO
UNIDADE OPERACIONAL -RIO GRANDE DO NORTE CEARÁ
ATIVO DE PRODUÇÃO MOSSORÓ
Segurança - Meio Ambiente - Saúde / Célula de Meio Ambiente
MOSSORÓ - RN
Fone: (0xx - 84) - 3323 2307

Um comentário:

  1. Anônimo02:20:00

    colocar a cruz desse volante do lado da cruz de lampião e maria bonita, isso é simplesmente ridiculo, tem gente que quer entrar pra historia a força

    ResponderExcluir