Seguidores

sábado, 21 de setembro de 2013

A morte de Lampião e seus cabras - Parte I

Por: Barros Alves

Após a matança ocorrida em Angico, onde os "macacos" deram cabo de Lampião, o Rei dos Cangaceiros, além do saque e da pilhagem dos pertences dos mortos, deu-se a profanação dos cadáveres com as cabeças sendo cortadas e transportadas em sacos de pano para a capital do Estado de Alagoas.


No final dos anos 30 do século passado, Lampião terror dos sertões nordestinos e bandoleiro mais famosos entre os muitos da época em todo o mundo, andava sem muita apetência para o combate. Reagiam com vigor às investidas das "volantes", grupos de policiais militares ou mercenários contratados pelo governo para dizimar os cangaceiros.

Grota de Angico - Poço Redondo - Sergipe

Em meados de 1938 resolveu esconder-se por uns dias na Grota de Angico, uma depressão situada às margens do Rio São Francisco, no atual Município de Poço Redondo, em Sergipe. Eram poucos os homens que o acampavam, com suas mulheres, Maria Bonita, inclusive.

Maria Bonita

Lampião não imaginava que seria traído e que na manhã do dia 28 de Julho, poucos dias depois de completar 41 anos, nascera em 7 de Julho de 1897, os soldados o atacaram sem dó nem comiseração.

Tenente João Bezerra

A ordem era matar todos. Sob o comando do Tenente João Bezerra, o bando foi cercado e, como estavam desprevenidos, ocorreu um massacre. O local em que estavam  os cangaceiros só tinha uma saída segura, de modo que quando os policiais liderados pelo Tenente 

 João Bezerra à esquerda e à direita Aniceto Rodrigues da Silva

João Bezerra e pelo Sargento Aniceto Rodrigues da Silva desencadearam o tiroteio, usando inclusive metralhadoras portáteis, não houve como reagir e nem mesmo fugir, porque a topografia do terreno não permitia a fuga. 

O que não se consegue entender é como Lampião, experiente e matreiro, conhecedor do terreno, um estrategista que rivalizava com qualquer general, sucumbiu à ingenuidade de esconder-se em um local tão vulnerável. Certamente, estava muito confiante o capitão Virgulino, a ponto de não se preocupar com a localização do terreno que escolhera para abrigar-se por alguns dias.

CONTINUA...

Revista Noprdestevinteum
Edição nº. 41 
Ano IV
Dezembro/2012

Gentilmente cedida pelo poeta, escritor e pesquisador do cagaço Kydelmir Dantas

http://blogdomendesemendes.blogspot.com  

Nenhum comentário:

Postar um comentário