Seguidores

sábado, 21 de setembro de 2013

O CANGACEIRO " SARACURA " - Paripiranga na História

Por: Thomaz Araújo
 http://www.orkut.com.br

Cada vez mais descobrem-se pessoas e fatos que elevam Paripiranga/BA  à  categoria de palco de uma das páginas mais estudadas e dolorosas do Brasil contemporâneo: O Cangaço.

Desta vez, a surpresa veio por conta de uma conversa com um amigo que também pesquisa a nossa História e que revelara através de relatos orais de pessoas que viveram nas décadas de 1920 e 1930. 

Catando informações aqui e ali, ficou constatado que Paripiranga foi um pequeno celeiro dos cabras de Virgolino e dos seus subgrupos aqui de passagem, além de ser também referência  de algumas pessoas que davam apoios chamados pelas volantes de "coiteiros".

Uma dessas personagens foi o natural de Paripiranga, (BA) de nome Benício Alves dos Santos que recebeu a alcunha de "Saracura".

Nascido na região chamada de Curral, perto da comunidade Maritá, divisa com os  municípios de Carira e Pinhão no Estado de Sergipe.

www.portalfeb.com.br

Em entrevista ao jornalista  Joel Silveira em Março de 1944, na Penitenciária de Salvador, Saracura conta como entrou para o bando de Virgolino, grupo de Zé Sereno e depois seguiu com Ângelo Roque, o "Labareda", que assim como Corisco tentaram manter viva a chama do Cangaço após o passamento de Lampião em 1938.
       
Veja a seguir, um trecho desta conversa interessante com alguns cangaceiros sobreviventes: O próprio Saracura parece, agora, sair do seu sono triste.

Pede a palavra e conta:

-" Posso falar do meu caso. Peguei na espingarda quase obrigado, para mim vingar das misérias que fizeram com meu pai. Um dia, no Coité, uma volante invadiu o nosso sítio. Queriam à força que meu pai desse notícia dos cangaceiros, como se ele fosse um coiteiro. O velho não sabia de nada, e então os "macacos" começaram a supliciar o pobre: arrancaram as barbas dele, fio à fio, arrancaram suas unhas com alicate; se o senhor pensar que estou mentindo, vá lá no Coité e procure André Paulo Nascimento, que mora nas redondezas. É o meu pai. Ele dirá ao senhor se estou ou não falando a verdade. Ele mostrará ao senhor o estado em que ficaram seus dedos. E eu próprio, antes de pegar na espingarda, fui um dia violentamente espancado na
Fazenda Curral, perto do Coité. Os "macacos" haviam dito que eu era coiteiro, mas na verdade é que, até então, eu nunca vira um bandido na minha vida".

Saracura me revela mais que é casado e tem três filhos, que de vez em quando o visitam.

Essa imagem do Benício foi feita em Salvador, 1964, onde ele trabalhava no necrotério do Instituto Nina Rodrigues. 

http://profellingtonalexandre.blogspot.com.br

Emprego arranjado pelo amigo Dr. e escritor Estácio de Lima. Um cargo que poucos ou quase ninguém aceitaria, mas como se tratava de um ex cangaceiro de Lampião... Só tinha medo dos vivos.


O termo dito pelo cangaceiro Saracura que relaciona Coité como sua terra está correto, pois Paripiranga antes chamava-se de Patrocínio do Coité. Como está contida na seguinte informação tirada no WIKIPÉDIA:

Nos seus primórdios, a povoação de Malhada Vermelha foi premiada pelo cidadão José Antônio de Menezes, que construiu uma capela sob a invocação de Nossa Senhora do Patrocínio, filiada à Freguesia de Nossa Senhora do Bom Conselho dos Montes do Boqueirão. A dita capela foi elevada à categoria de freguesia pela Lei Provincial 1 168, de 22 de maio de 1871, com o nome de Nossa Senhora do Patrocínio do Coité.

Patrocínio do Coité, inicio do século XX.
Acervo: Marcos Aurélio Carregosa Lima

Material do acervo do pesquisador e colecionador do cangaço Dr. Ivanildo Alves da Silveira.

Veja-o no Orkut
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?tid=5872664102770888892&cmm=624939&hl=pt-BR

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário