Seguidores

sábado, 16 de novembro de 2013

A Proclamação da República - 15 de Novembro de 2013

Por Geraldo Maia do Nascimento

               
Em 15 de novembro de 1889 dava-se a Proclamação da República no Brasil. O estabelecimento da República nas antigas províncias diferenciou-se de acordo com a força e a organização local do Partido Republicano e dos Liberais e Conservadores. Variou também com o grau de aceitação dos representantes do antigo regime. Porém, a transição não foi traumática. A preocupação maior, inclusive para os monarquistas, era evitar perturbação na ordem. Em algumas situações, na organização dos governos estaduais, republicanos históricos foram preteridos em favor de antigos monarquistas, os tradicionais donos do poder político e da riqueza material. Em outros, liberais e conservadores continuaram a participar da administração.

No Rio Grande do Norte, a Proclamação da República não foi comemorada, nem despertou reações. Supõe-se que o povo Norte-Riograndense, como os demais brasileiros, não teve consciência da mudança que se operava. Foi um telegrama assinado por José Leão Ferreira Souto, dirigido ao Partido Republicano, que trouxe a notícia da vitória da campanha republicana pela mudança do regime para o Rio Grande do Norte. Os monarquistas se inteiraram da novidade também por telegrama, esse assinado por Umbelino Ferreira Gouveia, datado de 16 de novembro de 1889. Aliás, até a implantação da república, não existia o Partido Republicano no Rio Grande do Norte, apenas focos isolados, comandados por Pedro Velho e Janúncio Nóbrega. Os partidos existentes eram apenas dois: o Conservador e o Liberal. O Republicano só foi oficialmente fundado no Rio Grande do Norte no início de 1889, em Natal, com Pedro Velho, que ainda criou o jornal \"A República\", para divulgação partidária.

Proclamada a República, Deodoro assume a presidência, através de um golpe. Em 1891 é realizada a primeira eleição para presidente e Deodoro, defendendo uma política centralizadora, foi eleito, derrotando Prudente de Morais e Floriano Peixoto, favoráveis à descentralização. Expressando a divisão do legislativo e a oposição a Deodoro, Floriano foi eleito para a vice-presidência. A bancada potiguar dividiu-se entre Pedro Velho, que apoiava Prudente de Morais, e Amaro Cavalcante, que apoiava Deodoro.  

Se na Capital do Estado, a notícia da Proclamação da República foi recebida sem emoção, o mesmo aconteceu em Mossoró. Não despertou entusiasmo no seio da classe política nem tampouco na opinião pública. A frente dos destinos administrativos de Mossoró estava Manuel Cirilo dos Santos, que assumiu a Presidência da Intendência (cargo equivalente ao de Prefeito Municipal) em 1887 para um período de quatro anos, no que seria o último do regime imperial.

A notícia da Proclamação da República só chegou a Mossoró no dia 05 de dezembro, ou seja, 20 dias depois do fato ocorrido. Não houve nenhuma reação por parte dos membros da Câmara Municipal. Foi passado apenas um telegrama para o Chefe do Governo Provisório, saudando-o e externando o seu voto de sincera adesão ao sublime governo.

Em 23 de janeiro de 1890 o Juiz de Direito Alcebíades Dracon de Albuquerque Lima oficiou o comunicado que o Governo do Estado havia dissolveu a Câmara Municipal e daria posse ao novo Conselho de Intendência nomeado, e que a cerimônia seria no dia 25 daquele mês, às 11 horas. E tal aconteceu, assumindo a presidência do Conselho de Intendência o Tenente Coronel Manuel Benício de Melo.

Foi assim que Mossoró tomou conhecimento do levante militar que culminou da à Proclamação da República dos Estados Unidos do Brasil.


Todos os direitos reservados


É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de
comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Fonte:
http://www.blogdogemaia.com

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário