Seguidores

terça-feira, 17 de dezembro de 2013

DOCUMENTÁRIO OS NOVE DE ANGICO

Por Charles Garrido Patrício Aguiar
 

Prezados, saudações. 

É com muita alegria, que comunicamos em modo oficial o lançamento do documentário "Os Nove do Angico". 

Tivemos inclusive a sorte de poder lançá-lo antes do dia previsto, que no caso seria apenas amanhã (dia 16/12). 

Nunca é demais lembrar que trata-se de um trabalho sem fins lucrativos, com a duração de 01:05:31, em imagens "Full HD", gravado em cinco cidades: Fortaleza, Campina Grande, Maceió, Recife e São Paulo. 

Elenco: 

Ana Cristina Horário, Antônio Amaury, Carlos Elydio, José Francisco De Azevedo Filho, Luiz Ruben, Maria do Amparo, Marcus Azevedo, Paulo Brito. 

Sugestões para uma melhor compreensão: 

Por gentileza, atentem para os seguintes marcadores (cronômetro) 

1 - De 00:40:23 a 00:41:11 

2 - De 01:00:58 a 01:03:42 

Nos momentos citados acima, o telespectador perceberá que há uma queda no áudio. Isso explica-se facilmente por tratar-se das participações do nosso principal personagem, que cedeu essa entrevista em maio de 1994, ou seja, à época o sistema ainda era em VHS, o que prejudica um pouco a audição e imagem de seus respectivos relatos. Porém, é apenas uma questão de adequar o volume de seu aparelho, e não haverá muito problema.

Sugerimos também que, quem tiver interesse em baixar o arquivo para um pendrive, fica bem melhor de assistir em uma TV de alta resolução, tirando assim, um melhor proveito do material a ser exibido. 

Aceitamos: críticas, o contraditório, elogios e sugestões. Apenas solicitamos que os comentários sejam respeitosos para com aqueles que participam desse trabalho, pois todos o fizeram única e exclusivamente em prol da cultura nordestina. 

Permitam-me por gentileza um comentário pessoal: 

Conforme havia citado anteriormente em algumas oportunidades, encerro por aqui a minha saga como pesquisador, oferecendo ao meu povo, e minha região, esse modesto documento cinematográfico, como uma pequena demonstração de amor e carinho à nossa cultura. Foram vinte e cinco anos de dedicação, mais de setenta mil quilômetros rodados país afora, inúmeras paisagens, e várias entrevistas com testemunhas oculares do tema cangaço. Não tenham dúvidas, meus amigos, foram os dias mais felizes da minha vida. E creiam, nesse momento, as lágrimas caem involuntariamente.

Obrigado pelo carinho de todos vocês, pelo incentivo nas horas em que pensei em desistir de concluir esse árduo trabalho, sobretudo, pela confiança e credibilidade depositadas em minha pesquisa.

Finalizo, citando que "OS NOVE DO ANGICO", não possui um dono, e sim, pertence ao povo nordestino, que indubitavelmente é a grande força motriz desse país. 

Vamos compartilhar ao máximo que pudermos, avisem aos seus amigos, familiares e colegas de trabalho. Mostremos ao mundo um pouco daquilo que temos de melhor, que são: os nossos costumes, e nossa história. 

Nada pode ser mais importante para o nordestino, do que orgulhar-se de sua própria identidade. 

Charles Garrido Patrício Aguiar. 
https://www.youtube.com/watch?v=ZQJsOKwmPbU 
Os Nove do Angico 
www.youtube.com 

Um documentário sem fins lucrativos, produzido pelo pesquisador cearense Charles Garrido Patrício Aguiar

Enviado pelo escritor e pesquisador do cangaço Dr. Archimedes Marques 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

2 comentários:

  1. Anônimo12:03:00

    Caro Mendes: Este é um documentário muito bem estrutrurado realizado pelo nobre pesquisador Charles Garrido. Só podemos parabenizá-lo por um trabalho tão exaustivo e de grande importância. Ótimo documentário caro Garrido!
    Agradecido,
    Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha - Bahia - E-mail|: antonioj.oliveira@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. Anônimo13:48:00

    Caro Mendes: A você, ao Dr. Arquimedes que lhe enviou o vídeo, e ao nobre pesquisador Charles Garrido, os meus sinceros parabéns por um documentário muito bem elaborado e esclarecedor.
    Estou retornando à sua presença, após já haver comentado anteriormente, devido a compreensão do documentário depois de ter assistido completamente. É certamente um trabalho - para mim, inédito -, de relatos muito importantes para os pesquisadores da história do cangaço. VOCÊ COM SEU BLOG, SÓ POSSO DIZER: É MIL, E NÃO APENAS CEM POR CENTO.
    Abraços,
    Antonio José de Oliveira - Serrinha-Ba

    ResponderExcluir