Seguidores

domingo, 22 de dezembro de 2013

Lampião e outras histórias - Tipos de Lampião

Por Doizinho Quental

Lampião, um moreno puxado, alto e corpo esguio, 1 metro e 75cm (alguns autores de livros afirmam que Lampião tinha 1 metro e 79 cm), aproximadamente, de altura, tinha os cabelos à altura dos ombros, como quase todos os cangaceiros, a partir de 1927, depois da  morte de Antônio Ferreira, seu irmão.

Antonio Ferreira - acervo do pesquisador Rubens Antonio - cangaconabahia.blogspot.com

Normalmente vestia brim riscado, roupa de mescla. Era coberto de jóias com bornais e cartucheiras atravessados no corpo. O seu chapéu, como uma marca registrada, apresentava três signos: “de Salomão nas abas, na testa, sete medalhas e sete peças de ouro no barbicacho. “Carregava óculos escuros de lentes fortes e grossas.”

O seu jeito manso, calmo, de uma tranquilidade visível, transformava-se rapidamente num ser desumano e cruel com o piscar de olhos. Possuía uma agilidade felina e também intuição de guerra. Liderava o bando com astúcia e inteligência comprovadas. O seu temperamento “TNT”, era conhecido e respeitado pelos seus cabras.

Quanto à religiosidade, os historiadores o consideravam místico e supersticioso. Muitas vezes, apresentava-se como um ser a quem Deus determinou o poder de decidir sobre a  vida e a morte dos outros. Costumava rezar pela morte dos seus inimigos.

 Dadá e Corisco

Segundo alguns autores e até a própria Dadá, mulher de Corisco, estivesse onde estivesse, doze horas do dia “plantava o joelho no chão e rezava com a sua cabroeira. Tanto fazia está numa briga acirrada, como num esconderijo.”

Durante a sua vida pregressa, foi baleado poucas vezes, para a vida que levava, sem contar a sua morte trágica ocorrida em 28 de julho de 1938, em Angicos SE.

Os ferimentos mais sérios  foram:

No pé direito, ( ou esquerdo?), na Serra das Panelas - PE, em dezembro de 1924. Na vista direita, com um galho de jurema preta,( ou foi um espinho de quipá?) no Saco da Roça, em 1925. No braço direito, em Pernambuco, em 1927. Nos quadris, em março de 1929, em Sergipe e no peito direito em Forquilha - SE. 

www.kantabrasil.com.br/Lampiao.../Lampião%20e%20outras%20Históri...‎ 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário