Seguidores

sexta-feira, 21 de março de 2014

Festival RioMar de Literatura Pernambucana


Prezado Geraldo Ferraz

É com muita satisfação que o RioMar lhe convida para participar do II Festival RioMar de Literatura Pernambucana, comandando com seu talento e sensibilidade o tradicional “Quarta às Quatro” , conforme  inserido na programação que segue anexa. É importante a participação da UBE nesse encontro cultural para o sucesso do evento.

Segue material completo sobre a segunda edição do Festival RioMar de Literatura Pernambucana, que começa na terça-feira. Estamos reunindo grandes nomes da literatura pernambucana, entre os quais está incluído o seu.

Nos colocamos ao seu inteiro dispor para quaisquer informações.

Atenciosamente

Carmen Peixoto


Relações Institucionais do RioMar

Festival RioMar de Literatura Pernambucana anuncia programação.

Na sua segunda edição, o festival homenageia o autor pernambucano Carneiro Vilela e traz palestras, debates, atrações musicais e teatrais gratuitospara o Teatro Eva Herz.


Alguns dos grandes nomes que fazem a cultura pernambucana estarão reunidos nos dias 25, 26 e 27 de março no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura do RioMar com um propósito: celebrar a literatura e os escritores do nosso Estado. O II Festival RioMar de Literatura Pernambucana anuncia sua intensa programação com debates, palestras, música, e fecha os três dias de atividades com o espetáculo “O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas”, adaptação do livro “A Emparedada da Rua Nova”, obra-prima de Carneiro Vilela, o homenageado deste ano.

 

Além de ser conhecido por seu romance folhetinesco sobre a lenda urbana da mulher emparedada, o autor, foi fundador da Academia Pernambucana de Letras (APL), polêmico cronista, e tem uma relação quase mítica com o Recife. Ele será alvo de debates e palestras durante a programação do festival. Um dos destaques será a palestra da atual presidente da APL, Fátima Quintas, sobre Vilela, narrando curiosidades sobre a vida e obra deste que foi o primeiro presidente da casa, há mais de cem anos.

A abertura do festival fica por conta da Orquestra Criança Cidadã Meninos do Coque, com repertório de músicas regionaise a participação de jovens do Instituto JCPM. Ao longo dos três dias, nomes como Antônio Campos, Frederico Pernambucano de Mello, Raimundo Carrero, Luzilá Gonçalves, Nelly Carvalho, Geraldo Ferraz, Melchíades Montenegro entre outros expoentes marcarão presença. “Romances”, “Cordão de histórias: A literatura de cordel”, “A presença da Mulher na Literatura Pernambucana” são alguns dos painéis e debates em pauta.

O “new journalism” e a crítica literária também serão discutidos na mesa-redonda Jornalismo Literário: Para além do lead, com a participação dos jornalistas Marcelo Pereira, editor do Caderno C (JC), Schneider Carpeggiani (Jornal Pernambuco e Revista Cesárea), Talles Colatino, editor do caderno Programa (FP) e Felipe Torres, setorista literário do Diário de Pernambuco.

TEATRO

Integrando a programação do Festival, o espetáculo “O Amor de Clotilde por um certo Leandro Dantas” já circulou por todo o País, através do Prêmio Myriam Muniz. A peça é inspirada no folhetim de Carneiro Vilela, “A emparedada da Rua Nova”. Na versão teatral da Trupe os elementos que renderiam um melodrama de circo ganham contorno paródico.

A peça já foi convidada por importantes festivais de teatro do país – Festival Recife do Teatro Nacional, Cena Contemporânea de Brasília, Porto Alegre em Cena, Festival Internacional de Artes Cênicas, em Caxias do Sul, dentre outros.

Enviado pelo pesquisador do cangaço capitão Jorge Alfredo Bonessi

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário