Seguidores

sexta-feira, 21 de março de 2014

DIÁRIO DE VIAGEM.

Por Aderbal Nogueira

Por causa da repercussão da postagem de Durval, vou fazer um retrospecto dessa entrevista. Espero não estar abusando da paciência dos amigos. Estava gravando um Rally no RN e aproveitei para conhecer Paulo Gastão, Paulo me recebeu como se já fôssemos amigos a muito tempo. 

 Paulo Gastão e Aderbal Nogueira

Identifiquei-me, disse que conhecia Candeeiro, Lira, Pompeu e mais alguns outros remanescentes. Queria fazer um trabalho junto com ele, pois sabia da SBEC. Ele perguntou se eu conhecia a Sila, eu não a conhecia. 

 A ex-cangaceira Sila
Na hora ele pegou o telefone, ligou para ela e me apresentou, em segundos marcou nossa primeira viagem juntos. Combinou com Sila e iríamos apanhá-la em Maceió, para fazer um documentário. 

Chamei 3 amigos a época que nunca tinham viajado pelos caminhos do cangaço, e os convidei para essa grande jornada. Paulo, o Guia e mentor e eu gravando tudo. 

Dias de muita emoção com Sila e outros personagens, mas... Nada se comparou ao encontro com Durval. Jairo Luiz Oliveira, a pedido de Alcino, que era politicamente oponente de Durval, conseguiu que ele nos recebesse. Ele chegou meio desconfiado e disse:

 Durval Rodrigues Rosa, irmão de Pedro de Cândido

- Só vou falar porque todos já morreram e ninguém vai mais querer me fazer mau", isso eu não esqueço. 

Durval disse uma coisa que muito me marcou:

- ESCREVA, ESCREVA QUE QUEM TÁ DIZENDO É UM HOMEM QUE NÃO MENTE. 

Parou por uns segundos e disse:

- SÓ PARA NÃO MORRER".

Pronto, para mim ele disse tudo. Carregou algo com ele, para o túmulo, que nós nunca vamos saber. Temos que fazer um debate só sobre Durval, pois muita gente se confunde ou não entende o que ele diz. Após assistir o original da entrevista inúmeras vezes, vejo coisas bem marcantes que podem dar uma guinada no que se pensa.  

Sousa Neto fez um comentário na postagem, mas o amigo desconhece certos detalhes que podem botar fogo na fogueira, que teima em não se apagar. Paulo, devo a você essa que foi uma grande e inesquecível viagem.

facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário