Seguidores

terça-feira, 25 de março de 2014

O desafio do governador do sertão

Por Raimundo Gomes


Amigo Geraldo Júnior, publico essa postagem complementando a publicação de ontem do amigo, sobre o bilhete de desafio de Lampião ao Governador de Pernambuco, Estácio Coimbra, em 1926.


Nele, Lampião propunha governar metade de Pernambuco, a partir dos limites de Rio Branco (atual Arco Verde) até o sertão. E o Governador Estácio Coimbra, de Rio Branco até Recife.


Frederico Pernambucano e o Padre Frederico Bezerra Maciel registraram em livro a reação do Governador: "A proposta de Lampião terá uma resposta à altura de seu atrevimento e ousadia."


Esta matéria foi publicada na revista História Viva, em janeiro de 2007 e é de autoria do jornalista e escritor Moacir Assunção, autor do livro OS HOMENS QUE MATARAM O FACÍNORA. Vale a pena conferir.

Antônio Corrêa Sobrinho


Nesta boa matéria que você nos presenteou, Raymundo, que traz um dos fatos da história cangaceira mais reveladores da desmedida ousadia do bandoleiro-mor, diante das autoridades públicas constituídas, o autor afirma que este, Lampião, combateu uma vez a Coluna Prestes, "entre as cidades de São Miguel e Alto de Areias, no Ceará". Gostaria de saber da opinião dos amigos: se realmente tal embate aconteceu; e, em caso afirmativo, se ocorreu antes ou depois do recebimento das famosas patentes, armas e munições. Porque as informações que eu tenho são de que Lampião e seus comparsas jamais pelejaram contra as forças lideradas pelo famoso comunista brasileiro. Outra coisa: Quando Lampião, naquela ocasião no Juazeiro de padre Cícero, recebeu a discutível patente de capitão, Sabino e Antônio Ferreira a de tenente, não seria lógico os seus comparsas também receberem concessões, pelo menos, a de soldado? Por fim, quem deu a Corisco a patente de capitão? 

Facebook - página do Raymundo Gomes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo11:13:00

    Ótima pergunta companheiros para dirimir dúvidas: Se Lampião chegou a combater a Coluna Prestes; caso tenha acontecido, se foi antes ou depois de haver recebido a "famosa" patente; se além de Lampião, Sabino e Antonio Ferreira, os demais cangaceiros não receberam NADA?
    E a patente dada a Corisco, quem a concedeu?
    Abraços Mendes,
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir