Seguidores

domingo, 6 de abril de 2014

Cangaceiros do bando de Lampião capturados e presos na cadeia do Recife e em Mossoró.

Por Raimundo Gomes


Na primeira foto, onde cinco cangaceiros estão identificados, há um outro bem abaixo, que está sem identificação, e que presumo que seja o cangaceiro Asa Branca, e que na verdade não está preso com os cinco no Recife.

A foto dele é uma montagem feita pela revista, facilmente perceptível pelo seu contorno e posição quanto aos outros. Asa Branca ficou preso em Mossoró, e foi dos poucos cangaceiros a cumprir pena naquela cidade e sair de lá com vida.



Na segunda foto, mais três cangaceiros de Lampião presos, mas em Mossoró, sendo dois cearenses, Bronzeado (Manuel Ferreira) e Mormaço (Francisco Ramos de Almeida), além de Asa Branca (Luiz Tavares ). Nesta foto dos anos 1960, ele já está bem idoso e presumo que seja o cangaceiro sem identificação da foto anterior.

Os dois cangaceiros cearenses, depois de estarem presos e à disposição da justiça, seriam levados para a estrada de Natal e fuzilados. Asa Branca cumpriu pena em Mossoró e foi dos únicos a sair de lá com vida.



Na terceira foto por inteiro de Bronzeado, a mesma imagem que está pequena e em preto e branco na foto anterior.

Dia desses meu amigo Voltaseca Volta me perguntou onde essa foto do Bronzeado foi batida. Ainda não sei, mas com certeza sei que ela foi revelada no estúdio fotográfico do jornalista José Otávio, em Mossoró. Os créditos estão ao lado das fotos dos cangaceiros presos em Mossoró.

Fonte: facebook
Pág:. Raimundo Gomes 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com  

7 comentários:

  1. Anônimo17:39:00

    Aqui Mendes, o nobre pesquisador Raimundo Gomes nos enriquece com parte da história de Asa Branca. Parabéns Gomes, continue enviando fotos sobre o cangaço para nosso amigo Mendes, que os pesquisadores lhe agradecem.
    Antonio Oliveira - Serrinha - Bahia

    ResponderExcluir
  2. Caro Antonio de Oliveira:

    Só que eu não tenho certeza, inclusive vou consultar alguns estudiosos do cangaço sobre a prisão do cangaceiro Massilon. As informações que eu tenho, logo que ele saiu do Ceará, abandonou o cangaço e foi embora para o Sul. Posteriormente ele foi visto no Nordeste em um caminhão novo, e segundo ele, o caminhão era de sua propriedade.

    Que Massilon esteve preso em Mossoró, eu desconheço esta informação.

    Mas é como diz a velha história: Ninguém sabe de nada, mas me refiro a mim, e não ao pesquisador Raimundo Gomes, creio que é um cuidadoso no que diz respeito à literatura lampiônica.

    Não tenho autoridade para discordar o Raimundo Gomes.

    Abraço e muita paz, saúde e tudo de bom.

    José Mendes Pereira
    Mossoró - terra de Santa Luzia
    Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir
  3. Anônimo18:27:00

    Sim Mendes, aqui neste texto o pesquisador Raimundo Gomes (se não estou enganado), não cita o nome de Massilon. Observe bem.
    Antonio Oliveira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pesquisador Antonio de Oliveira:

      Você não está enganado, tem razão. Mas na sua página, no facebook, ele fala em Massilon, afirmando que o mesmo foi preso em Mossoró.

      Eu estou procurando, mas é a internet está muito lenta, e por isso ainda não deu para lhe enviar.

      Posteriormente eu irei encontrar e enviarei a informação.

      Abraço e muita paz.

      José Mendes Pereira
      Mossoró, terra de Santa Luzia.
      Rio Grande do Norte.

      Excluir
  4. Anônimo18:28:00

    Caro amigo Mendes,vc sabe me informar se o cangaceiro volta seca ja faleceu? Wellison Horacio Itapetim-pe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grande Wellison Horacio Itapetim-pe:

      O cangaceiro "VOLTA SECA", após o combate de Maranduba/SE, em fevereiro de 1932, discutiu com Lampião, e com medo de ser morto, fugiu do bando, tendo sido preso por populares/fazendeiros, logo, algum tempo depois.

      Ele nasceu no dia 13 de março de 1918, segundo depoimento, dele próprio. Pelos seus crimes, foi condenado a 145 anos de prisão. Teve a pena comutada para 30 anos, dos quais cumpriu mais de 20 anos na penitenciária de Salvador. Foi o cangaceiro, que mais pena cumpriu. Segundo a literatura, fugiu 02 vezes da prisão, sendo logo capturado e recambiado para a mesma, logo depois.

      Em 1954, teve sua liberação difinitiva da prisão. O cangaceiro "VOLTA SECA" faleceu, de causas naturais, no dia 02 de fevereiro de 1997, na cidade de Pirapitinga, no Estado de Minas Gerias.

      Não respodi por e-mail porque não o tenho.

      Estou sempre as suas ordens.

      José Mendes Pereira
      Mossoró, terra de Santa Luzia.
      Rio Grande do Norte.

      Excluir
  5. Anônimo19:39:00

    Será Mendes que o leitor Wellison Horácio, não está perguntando pelo VOLTA SECA, que é um pseudônimo de um pesquisador da atualidade, logo que o Volta Seca que foi cangaceiro, seu nome é bem conhecido, e, conforme você mesmo afirma, faleceu há 17 anos? Não sei!
    Quanto ao Massilon, passei para você pelo E-mail (agora) o título do texto sobre ele e sua suposta aparição com um caminhão no Nordeste, anos depois.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir