Seguidores

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Lampião em visita em Itiúba


Itiúba, qual uma ilha, está cercada de serras por todos os lados, Já é uma defesa natural, e no seio da caatinga, está bem situada; 0 certo é que Lampião temia, o Cel. Aristides Simões de Freitas, influente chefe político, que mantinha uma resistência bem armada, Primo do Ministro Ernesto Simões, fundador do jornal "A Tarde"; Lampião, enfim, tinha receio de atacar o coronel nestas fronteiras.

Um fato ocorreu na fazenda Desterro em Monte Santo, quando o coronel Simões, mandou um tal de José Ferreira Martins, Apelido de Zezinho do Licuri Torto, ferrar seu gado ali existente; 0 serviço seria feito com mais 4 vaqueiros de inteira confiança, Estavam reunidos, quando um deles gritou, "olhem lá, é Lampião!" Zezinho do Licuri ficou petrificado, os 4 fugiram covardemente.

Lampião perguntou: 

- Quem são os covardes que vão correndo?" Quis saber quem era eu, de quem era empregado, que estava fazendo? 

- Sou empregado do Coronel Aristides!

Ele indagou: 

- É homem rico?" 

- É um homem desapertado, capitão.

Lampião não pensou para dizer:

- Admirei de sua coragem, cabra, Observo quem me olha sem tremer, Você está convidado para me acompanhar, se não quiser, não insisto.

Em seguida, capitão Virgolino retirou do bornal lápis e papel e redigiu Um bilhete ao Coronel em termos humilhantes, através do qual pedia:"Três contos de réis, pois não podia trabalhar, espero o Sr. não faltar, Pois nunca bati em suas fazendas nem feri pessoas, aguardo urgente, Capitão Virgolino Ferreira, vulgo Lampião, sem mais, neste momento.

Entregou o bilhete a Zezinho dizendo

- Na Maravilha, fico a esperar.

A noite, quando Zezinho do Licuri entregou o bilhete ao Coronel, Toda a vila tomou conhecimento e começou uma debandada muito cruel; Simplesmente o Coronel Aristides, distribuiu armas e afirmou decidido:
- Diga a Virgolino se ele quiser dinheiro, que venha buscar em pessoa...

Como o dinheiro não foi, Zezinho na estrada da Maravilha não foi atoa, Também nunca o Rei do Cangaço, a Itiúba voltou, após o fato acontecido.

Fonte: facebook
Página: Governador do Sertão Virgolino

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário