Seguidores

terça-feira, 8 de abril de 2014

Como Francisca da Silva Tavares conheceu o cangaceiro "Asa Branca".

Por José Mendes Pereira


Contou-me dona Francisca da Silva Tavares em sua residência  em Agosto de 2013

No ano de 1954, dona Francisca já era casada e mãe de um filho. Mas nesse período ela contraiu uma doença, ficando por alguns meses  sem andar. Procurando recursos para se livrar da maldita doença que a perseguia, soube que na região do Brejo do Cruz-PB, onde nasceu e se criou, havia um curandeiro, este já de idade. Não foi tão difícil, pois dias depois, um velho fazia as curas ao pé de sua cama. O tempo foi se passando, finalmente dona Francisca se livrou da maldita e desconhecida doença.

Com aquele contato de reza vai, reza vem, os dois findaram consumidos de paixões, e dona Francisca passou a desejá-lo. E no ano de 1955, resolveu abandonar  o seu marido e um filho de sete meses, fugindo com o curandeiro, cujo destino de apoio, Mossoró.


 Antonio Luiz Tavares - Ex-cangaceiro de Lampião, o Asa Branca 

Mas veja bem leitor, quem era o curador. Antonio Luiz Tavares, o ex-cangaceiro "Asa Branca", que deve ter aprendido as milagrosas rezas com o seu ex-comandante Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião. 

Pelo que se ver, é que dona Francisca da Silva Tavares fez o mesmo papelão que fez a rainha do cangaço Maria Bonita, quando abandonou o sapateiro José Miguel da Silva, o Zé de Neném, para acompanhar o afamado Lampião.


José Miguel da Silva, o Zé de Neném - 1º. esposo de Maria Bonita 

A única diferença entre as duas é que Maria Bonita tornou-se cangaceira, e  Dona Francisca jamais participou de cangaço.

Mas assim que o seu pai, o Máximo Batista tomou conhecimento que ela havia fugido com o rezador Asa Branca para Mossoró, no Rio Grande do Norte, mandou dois dos seus funcionários procurá-la por todos os recantos de Mossoró.

Já fazia três dias da permanência do casal em Mossoró. E assim que Asa Branca soube que estava sendo procurado pelo pai da raptada, resolveu fugir às pressas com a companheira para Fortaleza, capital do Ceará. Lá, desempregado, foi assistido por um médico, o doutor Lobo, que logo solucionou o seu problema, e o empregou em uma mina de ametista.

De Fortaleza, o casal foi morar em Itapipoca, e posteriormente para Caridade, e lá o casal teve alguns filhos (total nove filhos), mas sempre trabalhando na agricultura.

Anos depois, a família mudou-se para Macaíba, já no Estado do Rio Grande do Norte. Com alguns anos passados, Asa Branca resolveu retornar a Mossoró (cidade onde pagou pelos seus crimes durante 10 anos), onde aqui criou a sua família e viveu os seus últimos dias de vida.

Dona Francisca vive em Mossoró, no bairro Bom Jardim, à Rua Epitácio Pessoa, com todos os seus familiares. Amiga de todos os seus vizinhos, e tem uma família muito bem estruturada.

Veja bem! Os devotos de Mossoró santificaram o cangaceiro Jararaca, e que este nunca foi curador. Imagine se os devotos souberem que o Asa Branca era curador, e que está sepultado ao lado de Jararaca, com certeza o santificarão também, já que após liberado pela justiça, passou a ser um homem temente a Deus. E aí serão dois cangaceiros santificados em Mossoró. São José Leite Jararaca e Santo Antonio Asa Branca. 

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo12:20:00

    Pois é Mendes, a história de Dona Francisca e o ex-cangaceiro Asa Branca - guardando as devidas proporções -, parece um pouco com a história de Maria Bonita e o Rei do Cangaço.
    E, achei importante caro Mendes, como você mesmo afirma: "Dona Francisca e Antonio Luiz Tavares são possuidores de uma família muito bem estruturada". Ela não, mas, ele foi cangaceiro e após deixar o cangaço estruturou bem a família. Parabéns Dona Francisca e a todos os seus.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir