Seguidores

terça-feira, 8 de abril de 2014

Lídia de Zé Baiano ou Rosinha de Mariano?

Por Guilherme Machado

Certa feita postei a foto abaixo, retirada do livro do coronel Felipe de Castro “Derrocada do Cangaço” como sendo da cangaceira Lídia, companheira do cangaceiro José Baiano, onde o companheiro Voltaseca afirma não ser da Lídia.


Há muitos anos, dominado pela minha obsessão em pesquisar as coisas do sertão, em especial, as coisas do cangaço, eu vivo à procura de fatos quase que impossíveis de serem encontrados dos tempos de Lampião.

Carrego em meu sentimento uma vontade louca de encontrar fotos daquelas mocinhas que se bandearam para o cangaço. Será que fotografias não conhecidas poderiam ainda ser encontradas? Assim eu imaginava.

Eu tinha quase a convicção que não. Você, meu querido vaqueiro da história, já imaginou encontrarmos uma foto de Lídia Pereira de Sousa, a famosa Lídia de Zé Baiano, nascida no Raso da Catarina, no lugarejo Salgadinho, o mesmo local do nascimento de Nenê de Luís Pedro e de Naninha de Gavião? Esta fotografia datada de 1928, retirada do Livro “Derrocada do Cangaço” do Major Felipe de Castro, ano 1975. Postado por: http://portaldocangaco.blogspot.com. 

ADENDO:
José Mendes Pereira

O pesquisador Voltaseca fez uma correção no facebook, na página do pesquisador Guilherme Machado, dizendo o seguinte: 

"Amigo Guilherme Machado:

O escritor Felipe Borges de Castro errou feio. Não existem fotos de Lídia de Zé Baiano, segundo Dr. Amaury, João de Sousa e outos. A cangaceira que aparece na foto, é a Rosinha".


O saudoso escritor e pesquisador do cangaço, o decano de Poço Redondo Alcino Alves Costa, também afirmou em alguns trabalhos que: não existem fotos da cangaceira Lídia Pereira de Sousa. Era um dos seus desejos, que alguém encontrasse fotos dessa cangaceira".

Olhando bem a foto, o cangaceiro que aparece ao lado esquerdo desta cangaceira, é bem provável que é o cangaceiro Mariano Laurindo Granja. E se é ele mesmo, com certeza não é Lídia, e sim a Rosinha, sua companheira de cama e da caatinga do nordeste brasileiro.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 
http://jmpminhasimpleshistorias.blogspot.com   

Um comentário:

  1. Pesquisador Antonio de Oliveira:

    Assim como afirma o pesquisador Voltaseca: "O escritor Felipe Borges de Castro errou feio", eu também havia trocado a Rosinha pela Lídia. mas já consertei o meu erro:

    Olhando bem a foto, o cangaceiro que aparece ao lado esquerdo desta cangaceira, é bem provável que é o cangaceiro Mariano Laurindo Granja. E se é ele mesmo, com certeza não é Lídia, e sim a Rosinha, sua companheira de cama e da caatinga do nordeste brasileiro. (Corrigido).

    A gente erra sempre. Dizem que o erro pertence ao animal racional.

    José Mendes Pereira
    Mossoró, terra de Santa Luzia
    Rio Grande do Norte.

    ResponderExcluir