Seguidores

segunda-feira, 28 de julho de 2014

CACHAÇA, JOGO, DANÇA, MULÉ...DIVERTIMENTO DOS CANGACEIROS!


Eis a descrição que a Dadá faz das principais distrações dos cangaceiros:

A gente cantava muito nos forrós, pois já gostava de dançar. Quem era solteiro, dançava com o fuzil, arrastando o pé..., Quando a gente tava acampado sem perigo, havia jogo apostado de baralho. Era mais o vinte e um. 

Maria Bonita

Maria mesmo era sabida. Ganhava de todo mundo e ria. Resmungava e encrencava quando perdia. Lampião achava bonito..., Também tinha a luta a peito e o campeão era Pai Véio.

Raso da Catarina

A gente lutava muito estava dentro do Raso da Catarina. Tinha um lugar lá dentro todo limpo que a gente ficava em volta e os cangaceiros lutando. Quem caía no chão, perdia...

Lampião e Maria Bonita

Lampião apreciava muito dos folhetos de cordel como de ouvir um violeiro. Agora quem quisesse agradar Corisco, desse um folheto de feira. 


No nosso bando tinha o Gitirana que cantava muito na viola e tinha uma voz bonita de dar gosto de ouvir. Quando aparecia um tocador, a gente sempre fazia um forró. Ou quando a gente tomava uma povoaçãozinha, mandava chamar o sanfoneiro e as moças. Mas tudo dentro de respeito. Todo mundo gostava de dançar e do xaxado. Agora tinha muita moça e mulé que ficava depois com os cangaceiros solteiro. Nem precisava forçar.

Fonte: Lampião, Senhor do Sertão !
Adquirido no facebook

Postado e ilustrado por Adryanna Karlla Paiva Pereira Freitas
http://blogdomendesemendesa.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário