Seguidores

sexta-feira, 18 de julho de 2014

Camuflas e camuflagens.

Jorge Lundgren

Eu estava pensando aqui, Galera... Lampião sem duvidas, um cangaceiro de grande inteligência, estrategista, mas vendo as imagens coloridas pelo professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio, o rei e seus cabras usavam roupas muito coloridas, o que facilitava a visualização de seu bando em meio à caatinga. 


Será que com tanta inteligência assim, ele nunca pensou em técnicas de camuflagem, para quando estivesse em meio à caatinga, usando roupas de tons que os camuflassem em seus momentos de descanso?

O professor e pesquisador do cangaço Rubens Antonio disse:


"- O que devemos perceber, Jorge Lundgren, é que a caatinga era muito diferente do que temos atualmente. Havia as áreas efetivamente de "mata branca" ou "mata cinzenta", mas havia abundância de cores também, naquela secura... Além disto, os cangaceiros, por mais coloridos e emperequetados que estivessem, sabiam se deslocar... Aquela visão de cangaceiros passeando pelos caminhos, andando como os anões da Branca de Neve, em passos lerdos... ou montadinhos no alto da serra... como quem volta da praia... é coisa de filmes. Eles andavam era mocozados... permeando vales e ravinas.. O mais fácil era dar de cara com eles... assim... de supetão".


" - Essa parte final amigo Rubens Antonio, será que teria como expressar numa linguagem mais simples... partir de mocozados... sou meio leigo no assunto e não compreendi".

Rubens Antonio voltou a explicar dizendo:

" - Os cangaceiros se deslocavam de maneira eficiente, pois raramente eram visos, salvo quando saltavam já na frente, emergindo da caatinga arbórea. Quando não estavam nos coitos, os cangaceiros quase não andavam, praticamente só correndo ou andando muito apressados. Ou seja... Aquilo de caminharem tranquilinhos, como na abertura do "Lampião e Maria Bonita" é coisa pra gringo ao tema ver... Quando estavam a cavalo, eram também muito velozes. Mesmo passando geralmente por veredas, picadas ou mesmo "mata bruta", seus deslocamentos poderiam variar entre 20 e poucos e incríveis 120 km por dia".


Continua o Rubens Antonio:

" - Esta caminhadinha aqui... neste vídeo... a campo aberto ou pelo caminho com aquela passadinha.... é coisa de filme. Bem distante da realidade: https://www.youtube.com/watch?v=l1f4nRIz0ZY".

Jorge Lundgren agradeceu dizendo:

 " - Muito obrigado pela explicação Rubens Antonio, agora entendi...".

Giovani Costa disse:


"- Mocó meu caro Jorge Lundgren, é um animalzinho esperto da família do preá, que vive nas locas das pedreiras e muito difícil de ser alvejado, por isso o amigo usou o termo "mocozados"!

O pesquisador Wellington Lopes reforçou o que disseram:


" - Todos nós temos um pouco de camaleão, quando criança eu brincava de Cowboy, e o meu instinto me levava para o melão de Sao Caetano e me camuflava com os ramos no meu corpo. Portanto em um combate na caatinga podem ter certeza que o Rei do Cangaço usava roupas de cores que confundia a volante, principalmente o linho cor de areia".

Veja o filme completo de Lampião e Maria Bonita clicando no vídeo abaixo:


Duração do filme: 1:39:37 segundos

Fonte: facebook
Página: Jorge Lundgren

http://blogdomendesemendes.blogspot.com
http://jmpmunhasimpleshistorias.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário