Seguidores

domingo, 2 de novembro de 2014

O Evangelho do Bacamarte e a urgência de Saneamento Social

Material do acervo do pesquisador Raul Meneleu Mascarenhas

O jornal o Globo em matéria de 27 de dezembro de 1932 (fac-símile acima) faz uma crítica mais que justa, apenas usando um pouco de sarcasmo, indica que a maioria dos casos em que envolviam cangaceiros, se dava por falta de justiça e isso envolvia uma melhor condição de vida para a massa populacional daquela época. E critica: "Nem com bizantinices de condenações lavradas a distância. O combate armado correrá paralelamente à obra humana do saneamento - ou será ineficaz, como tem sido até agora!"


EDUCAÇÃO, SAÚDE, SEGURANÇA, EMPREGO, MORADIA, INFRAESTRUTURA são as ações saneadoras que o jornal falava lá em 1932. Precisamos como nunca, que os governos possam direcionar suas administrações para isso. Quanto à Segurança, preparar melhor os oficiais e policiais para que possam cumprir seus deveres com respeito e integridade como orienta a lei.

Mandados de prisão disponíveis para consulta no Sinesp Cidadão
            
 

Por meio do aplicativo, qualquer pessoa pode saber se um cidadão está sendo procurado pela justiça e pela polícia. Trata-se de um cadastro com 352 mil mandados de prisão, por diversos delitos, que aguardam cumprimento. A expectativa é que o serviço ajude a dar mais segurança à população e evitar a impunidade.

A consulta é fácil e gratuita. Basta baixar o aplicativo Sinesp Cidadão, escolher o módulo Consulta a Mandados, e digitar dados de alguém. Pode ser o nome da pessoa, o nome da mãe dela (ou genitora, como o software sugere) e os números de algum dos seus documentos: RG, CPF, título de eleitor, passaporte, certidão de nascimento ou casamento, carteira profissional, PIS PASEP, entre outros.

Obs.: O retrato do fac-símile não é Lampião. Lampião é esse ai embaixo.


Extraído do blog do pesquisador Raul Meneleu Mascarenhas

http://meneleu.blogspot.com.br/2014/11/o-evangelho-do-bacamarte-e-urgencia-de.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário