Seguidores

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

GONZAGA E GONZAGUINHA

Por Clerisvaldo B. Chagas, 18 de dezembro de 2014 - Crônica Nº 1.327

Nunca mais havia assistido uma produção tão grandiosa, como a que passou ontem à noite na Rede Globo de Televisão. Pego de corpo aberto, deixo tudo e corro à poltrona para examinar a homenagem a Luiz Gonzaga e a seu filho Gonzaguinha. Nem havia jantado ainda, mas diante da perfeição do que via e ouvia, não quis me levantar da poltrona nem para um café pequeno, coisa que faço habitualmente várias vezes ao dia.
  

Foto: (folhadeexu.com.br).

Tudo foi maravilhoso. Parecia uma grande produção americana sem nada dever a eles. Os vários atores, desconhecidos para mim, foram perfeitos, todos. Não houve um só intérprete que merecesse uma única observação negativa da minha parte. Gonzaga, Gonzaguinha adulto, Santana, Januário, o coronel, as duas mulheres de Gonzaga... Tudo de primeira linha, tudo divino. O garoto que fez o papel de Gonzaguinha, quando pequeno, foi fenomenal, levando-me a encher os olhos d’água várias vezes com direito ao chamado nó na garganta. Nem posso dizer quem fez o melhor papel, todos foram espetaculares. Não gostei da Helena, a segunda mulher do Gonzaga, apesar do nome da minha mãe e o mais angelical de todos os nomes femininos, perdendo apenas para Maria. Não falo da atriz, mas da própria Helena interpretada, seca, frustrada, como uma velha solteirona intragável.

Foto: (dzai.com.br.).

Do que eu conhecia sobre a literatura de Luiz Gonzaga, a película foi fiel. E a apresentação do meu querido, amado e idolatrado sertão nordestino, foi demais. A paisagem do sítio de Januário. A casa, os jumentos, o açude, a vegetação, caminhos sem fins, os vaqueiros, capangas, coronel, feira e festas, grudaram-me na poltrona e quase não saio, emocionado, quando chegou ao fim.

Não estou, no momento, procurando elogiar os homenageados, mas sim, a magnífica produção apresentada. O único momento de risos foi com a cena dos seus companheiros improvisados, “Custo de Vida” e “Salário Mínimo”, o anão.

Parabéns aos cineastas brasileiros por tanta qualidade refletida na tela. Valeu por tudo que assisti durante 2014.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Obrigada pelas visitas no blogs !!!
    Desejo um Feliz ano Novo !!!
    Tenho facebook agora.... se tiver me convide para ser sua amiga.... meu endereço do facebook é: https://www.facebook.com/katiaregina.correasantos?ref=tn_tnmn

    ResponderExcluir