Seguidores

quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

POR QUE LAMPIÃO NÃO ENTROU EM SANTA LUZ ?

Por Lucas Skunk

A 22 de dezembro de 1929, Virgulino Ferreira da Silva, Vulgo Lampião entrava na cidade vizinha Queimadas. Pegando o povo de surpresa, inclusive o destacamento da Polícia, que tinha como Chefe do destacamento o Sargento Evaristo da Costa que se achava junto aos policiais no quartel, ele nascido em Santa Luz. Sendo todos presos no mesmo instante por Lampião. eram sete soldados e o sargento. 

Às 18:30 Horas, Lampião matou os Soldados e deixando com vida o sargento, a pedido de uma senhora por nome de D. Santinha, que lhe havia dado uma Jóia de presente, e pediu que Lampião deixasse o sargento vivo, e Lampião atendeu o pedido. Inclusive o sargento viveu por muitos anos aqui na cidade de Santa Luz.

Era seu pensamento logo que saísse de Queimadas passar por Santa Luzia, atual Santa Luz. Existem muitas versões que relatam o porquê dele nunca entrar em Santa Luz:

Primeiro, dizem que ele ficava cego ao seguir o caminho de Santa Luzia, Segundo, dizem que ele se intimidava de entrar no distrito por o mesmo ser todo rodado de arame.

Mas a versão exata é que o Capitão Virgulino (Lampião) ao perder seu olho direito, disse que nunca atacaria qualquer lugar que tivesse como Padroeira Santa Luzia. E assim, nossa cidade ficou livre do heróico cangaceiro que dizia que bandido também tinha palavra.

Dizem que Lampião queria vir a Santa Luzia pegar Joaquim de Góes, é que o mesmo tinha colocado o nome de Lampião num cachorro. 
Mas, por motivo da promessa, Lampião deixou Joaquim de Góes em paz, entretanto colocando seu nome no caderno. 

Joaquim de Góes viveu muitos anos em Santa Luz, e Lampião não conseguiu lhe pegar. Inclusive, o mesmo foi prefeito por duas vezes em Santa Luz.

Mas, um cangaceiro esteve na casa do Sr. Joaquim de Góes, foi o perigoso Volta-Seca, que chegou se fazendo de trabalhador e pediu serviço ao Sr. Joaquim, e o mesmo lhe tratou muito bem. Mas sem saber que estava perto do terrível bandoleiro.

Sr. Joaquim só ficou sabendo que era Volta-Seca, quando foi visitar os presos na penitenciária de Salvador, ao entrar, ouviu uma voz: "- Tudo bem Sr. Joaquim?"

Quando ele olhou, era Volta-Seca que estava preso na mesma penitenciária. 

Sr. Joaquim lhe perguntou: 

- Você é de onde? 

Volta-Seca respondeu: 

- Estive muitos dias em sua casa em Santa Luzia. 

Existe uma lenda que muitos afirmam que Lampião esteve no Morro dos Lopes em Santa luz, mas na verdade ele só esteve em Queimadas em 22 de dezembro de 1929, quando na oportunidade matou sete soldados.

O que ocorreu no morro dos Lopes, é que surgiu um boato que Lampião estava lá em 1930. Muita gente de Santa Luz se armou de fuzil, facão, espingarda e foi ao seu encontro, era mais ou menos 100 homens, juntamente com alguns policiais. Mas quando chegaram no Morro dos Lopes encontraram um senhor de nome Antônio Lourenço, e não Lampião e seu bando. 

Sr. Divaldo Macêdo, Didi do Canaveral, esteve presente no meio dos homens que foram combater Lampião, então o mesmo é uma testemunha viva que afirma com clareza que Lampião nunca esteve no Morro dos Lopes em Santa Luz, é apenas uma lenda criada. 

"Memórias de Histórias de Santa Luz - Bahia"

Fonte facebook
Página: Lucas Skunk

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário