Seguidores

domingo, 28 de dezembro de 2014

UM LIVRO EXTRAORDINÁRIO A RESPEITO DE LAMPIÃO, A RAPOSA DAS CAATINGAS.


Praticamente já não existem testemunhas vivas das façanhas de Lampião; estava na hora, portanto, de alguém esgotar o assunto. José Bezerra Lima Irmão tomou para si esta tarefa e se desincumbiu dela com brilhantismo. Intitulado Lampião – A Raposa das Caatingas, o livro dele é fundamental para se compreender por que Virgulino se tornou Lampião.

É talvez o mais completo, esclarecedor e minucioso trabalho de pesquisa a respeito do cangaço publicado até hoje. Uma verdadeira enciclopédia ilustrada sobre o tema cangaço. Partindo das ações do pernambucano Cabeleira, primeiro cangaceiro a virar mito, vai até a morte de Corisco, o Diabo Louro do bando de Lampião.

Ele é de fato um bom escritor; e tem méritos de romancista.

Na parte inicial do livro ele traça o perfil e faz um breve relato das ações de alguns dos principais precursores de Lampião, a começar por Cabeleira, nascido em 1751, pernambucano de Glória do Goitá, localidade situada no atual município de Vitória de Santo Antão, passando por Luca da Feira, nascido em 1807 numa fazenda chamada Olhos d’Água, núcleo da povoação que deu origem à cidade baiana de Feira de Santana, além de Jesuíno Brilhante, natural do Rio Grande do Norte, e de Antônio Silvino, pernambucano que era chamado Governador do Sertão, o mais famoso de todos eles.

Ao longo do livro de José Bezerra a gente vai aprendendo coisas que só um sertanejo aprende naturalmente. Dois exemplos: Ovelhas ou cabras não bebem água de manhã; burro é como cachorro, sente as coisas de longe.

Clique neste link e continue lendo:

http://trevodotalvez.com.br/2014/08/04/um-livro-extraordinario-a-respeito-de-lampiao-a-raposa-das-caatingas/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo20:21:00

    Pois é Pesquisador Mendes, as muitas viagens em pesquisa de campo, fizeram do Bezerra Lima um grande expert na saga do cangaço, e para que não dizer: Na História dos Sertões. E sei que após a sua breve merecedora aposentadoria, de mais de 40 anos de bons serviços prestados às Instituições públicas de Sergipe e da Bahia, ele terá muito o que nos oferecer em matéria literária.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir