Seguidores

quinta-feira, 12 de março de 2015

MEMÓRIA DA REUNIÃO DA SBEC, 09/03/2015

Benedito Vasconcelos Mendes Presidente da SBEC

O professor Benedito Vasconcelos, presidente da SBEC, define como marco deste encontro o júri definido em reunião anterior que examinará a conduta do cangaceiro Jararaca. Neste sentido destaca como seu principal planejador e articulador o jurista, membro da SBEC e vereador do município de Mossoró Wellington Barreto.
            
Wellington Barreto, neste intuito, argumenta que sua maior preocupação é a definição imediata dos nomes do então juiz do processo, do promotor do caso, assim como do corpo do júri popular que terá os nomes sorteados para o procedimento. Não deixou de enfatizar a necessidade de se considerar o tempo em que deverá transcorrer este julgamento. Deve ser um tempo tolerável pelo público interessado. Este público será da sociedade local, das universidades que possuem curso de direito instalados em Mossoró, autoridades e representantes de instituições, etc.


Benedito Vasconcelos enfatiza a necessidade de, desde o início, ser definido o caráter desta ação. Este júri é muito mais uma representação, com aspecto artístico, didático, pedagógico. Momento em que Jionaldo Pereira pergunta sobre o período histórico em que se situará a toda a atividade. Wellington Barreto responde que o caso será julgado tendo por parâmetro o Brasil de 1927, ano da invasão. A preocupação de Benedito centra-se na atual consideração social local atribuída ao cangaceiro Jararaca, uma figura mística com requintes de santidade por muita gente.

            
Paulo Gastão discorre sobre a dificuldade e o desafio que esta medida impõem, ao mesmo tempo em que trata que será um momento marcante à Mossoró e à SBEC, ou seja, buscar a coexistência  do cangaceiro entre bandido e santo, como Benedito antecipou no início desta reunião.
           
Suzana também enfatiza a importância que este momento poderá trazer não somente à SBEC, mas à cidade e à sociedade de Mossoró que, principalmente nos últimos anos tem visto este tema cangaço emergir localmente. Para Jionaldo é um momento oportuno de rememorar a importância de Mossoró neste tema, visto sediar a SBEC e envolver a sociedade na questão.
            
Wellington Barreto propõe medidas à serem consideradas no planejamento do ato (o julgamento) e Benedito, preocupado com a reduzida presença dos membros da SBEC na reunião define a necessidade da reunião vindoura, a ser realizada em 06/04 para as ações neste sentido.

Jionaldo Pereira (elaborador desta ata).

Enviado pelo professor e presidente da SBEC Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário