Seguidores

quarta-feira, 15 de abril de 2015

CANGACEIRO " VILA NOVA " FALA AO CORREIO DE ARACAJU SOBRE O COMBATE DE ANGICO (Edição de 29/10/1938) LEIA, ABAIXO, A MATÉRIA COMPLETA…


CANGACEIRO " VILA NOVA " FALA AO CORREIO DE ARACAJU SOBRE O COMBATE DE ANGICO (Edição de 29/10/1938) LEIA, ABAIXO, A MATÉRIA COMPLETA…

NEM OS PRÓPRIOS BANDIDOS ACREDITAVAM NA MORTE DE LAMPIÃO! 
UMA CONTRA-OFENSIVA QUE FICOU APENAS NO PROJETO DOS CANGACEIROS SEM COMANDO SURPREENDENTES DECLARAÇÕES DE VILA NOVA SOBRE O COMBATE!

OUTRAS NOTAS CURIOSAS SOBRE A RENDIÇÃO.

MACEIÓ, ... Estão em Santana do Ipanema, de onde virão a Maceió, os bandidos Pancada, Vila Nova, Vinte e Cinco, Santa Cruz, Cobra Verde e Peitica, presos pela tropa volante alagoana sob o comando do sargento Juvêncio.

PANCADA VAI MESMO SE CASAR

O chefe de grupo Pancada, aconselhado por um sacerdote, vai se casar ainda esta semana com a sua companheira Maria Jovina, com quem vivia nas caatingas. Maria Jovina está para ser mãe.

REMEMORANDO O COMBATE DE ANGICO:

O bandido VILA NOVA rememorou o combate de Angico, em que pereceu Lampião, dizendo, na sua linguagem rude, que as 5 horas da manhã daquele dia, quando começou o combate, já Lampião havia ido ao mato. Aos primeiros tiros, o chefe estava quase equipado, faltando apenas abotoar as correias dos bornais, quando foi atingido por dois projéteis.

Houve um pequeno intervalo, mas, logo após, os que estavam perto de Lampião, acossados por fortes rajadas de metralhadora, caíram mortalmente feridos.

Foram eles: Quinta-feira, Mergulhão, Colchete, Maria Bonita e Macela. Eu corri ao encontro do meu padrinho Luiz Pedro, prostrado, em sangue e também mortalmente ferido, que me implorou que acabasse de mata-lo para terminar com seus sofrimentos. Eu não atendi, dizendo-lhe que, como seu afilhado, os meus braços não tinham força para mata-lo. Pediu então que levasse o seu mosquetão, no que foi atendido.

O tiroteio estrugia e eu pensei em organizar uma contra-ofensiva. Não conseguindo, tratei de fugir com outros companheiros, indo me reunir ao restante do grupo, em número de trinta e dois, na fazenda Cuiabá. Nessa ocasião, verificamos que faltavam onze companheiros, inclusive Lampião.

A princípio, muitos companheiros não acreditavam na morte de Lampião, depois confirmada. Desde ali, começou o arrefecimento dos bandidos, que perderam o gosto pelo cangaço.

Referindo-se ao tenente Ferreira de Melo, disse que o referido oficial, durante o combate de Angico, parecia um diabo em pessoa, tal sua violência na luta e tal a sua coragem.

Foto cortesia: Frederico Pernambucano de Melo, in Guerreiros do Sol.

Fonte: facebook
Página: Voltaseca Volta

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário