Seguidores

quarta-feira, 22 de abril de 2015

TODO SERTÃO NUM SÓ CORAÇÃO

Por Antonio José de Oliveira

Nobre pesquisador Mendes: 

Tive o privilégio (como tantas outras vezes) de ser indicado por você para a leitura do livro TODO O SERTÃO NUM SÓ CORAÇÃO: Vida e obra de Alcino Alves Costa, de autoria do Advogado e Escritor Rangel Alves da Costa.


Tenha certeza caro amigo que, a leitura desse livro me despertou tanto pelo aprofundamento da pesquisa sobre a Saga do cangaço, como procurar compreender com mais afinco o que acontece na vida de um homem público.

Você que conhece o livro do Rangel, sobre a vida de seu pai, sabe perfeitamente quem foi o mestre Alcino: sua inteligência, dedicação, sofrimento nos últimos dias e, apesar de um grande administrador, (logo que governou sua Poço Redondo por três vezes), a injustiça pela qual fora acometido na sua última gestão.

Alcino - filho de um torrão sertanejo que produziu mais de duas dezenas de cangaceiros, e, ele próprio era sobrinho de um deles: O Zabelê, que segundo suas palavras LEVANTOU VOO, NÃO MAIS RETORNANDO ao torrão que lhe vira nascer.

Alcino, que fora escritor, compositor, radialista, político de peso em sua Terra, mas havia estudado somente o curso primário. Era na verdade um autodidata.

Mas, para o leitor conhecer em profundidade quem era o "CAIPIRA DE POÇO REDONDO" e "VAQUEIRO DA HISTÓRIA", faz-se necessário apossar-se da leitura do livro VIDA E OBRA DE ALCINO COSTA, escrito pelo seu filho Rangel e, LAMPIÃO ALÉM DA VERSÃO: Mentiras e mistérios de Angico, escrito pelo próprio Alcino.


Explanar sobre a vida do mestre de Poço Redondo, é sempre motivo de prazer e honra para um iniciante na estrada da Saga do Cangaço.
O meu muito obrigado,

Antonio Oliveira - Serrinha desta nossa Bahia.

Informação: Se você quiser adquirir livros sobre o cangaço, escrito pelo  saudoso Alcino Alves Costa, entre em contato através dos e-mails abaixo com Rangel Alves da Costa, ou o professor Pereira: 

rangel_adv1@hotmail.com
franpelima@bol.com.br

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Um comentário:

  1. Anônimo09:15:00

    E, se alguém herda de alguém, o saudoso mestre Alcino deixou um imenso legado para seu filho Rangel, pois quando estou "lendo Rangel", parece que estou "lendo Alcino". Às vezes me confundo com os escritos dos dois, mesmo cada um tendo seu estilo próprio.
    Antonio Oliveira - Serrinha

    ResponderExcluir