Seguidores

quinta-feira, 4 de junho de 2015

MORTE DO CANGACEIRO ZÉ BAIANO

Zé Baiano

"Este é um comentário do pesquisador Antônio Corrêa Sobrinho sobre uma possível dúvida da pesquisadora Francimary Oliveira no facebook, em relação à morte do cangaceiro Zé Baiano. Me tire umas dúvidas, Antônio de Chiquinho era um policial volante? Ele era amigo de Zé Baiano? Por que o matou?"

Não, Francimary Oliveira, Antônio de Chiquinho era um civil, morador do povoado chamado Alagadiço, situado próximo à sede do município de Frei Paulo, aqui, no agreste sergipano. Chiquinho não era um homem abastado, mas tinha lá seus negócios com terra, com gado, e era marchante. Além do mais, era coiteiro e amigo de Lampião, Zé Baiano, Zé Sereno, Moreno, dessa turma. Era um dos líderes deste povoado. Não se sabe ao certo o que levou ele a matar Zé Baiano. 

O que sabemos é que este cangaceiro, além de perigoso e cruel, mas que circulava relativamente bem na região, era um tremendo de um agiota, fazendo-lhe dele um dos cangaceiros mais ricos que passaram pelo sertão. Ele emprestou dinheiro a muita gente, até a gente rica, poderosa, e sua morte era um anseio de todos os que lhe deviam. 


Antônio de Chiquinho, muito provavelmente, era um dos seus devedores. Seria, para alguns, esta a causa que levou ao assassinato de Zé Baiano. 

Para outros, foi pressão da polícia, ou seja, ele matou pra não morrer, visto que a polícia sabia muito bem do seu envolvimento com estes bandidos, razão porque ele já tinha sido até preso, duas ou três vezes, não lembro agora. 

Uma outra opinião é a de que Chiquinho matou Baiano porque não queria vê-lo casado com uma de suas filhas, alegação, para mim, menos provável. Até mais, minha amiga!

ADENDO - http://blogdomendesemendes.blogspot.com

O escritor Alcino Alves Costa fala em seu livro: "Lampião Além da Versão Mentiras e Mistérios de Angico", não me lembro bem a página, que um dos motivos da morte de Zé Baiano, feita por Antonio de Chiquinho e seus comparsa; Zé Baiano estava andando muito em sua casa, e estava de olho em uma das suas filhas. Ele com medo de acontecer um envolvimento mais sério do cangaceiro com a sua filha, temendo o que ele fizera com sua companheira Lídia, resolveu exterminar o negão. E nesse dia não morreu só o Zé Baiano, seus comparsas também.

Fonte: facebook

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário