Seguidores

quinta-feira, 31 de março de 2016

SUBSÍDIOS PARA A HISTÓRIA DA IMPRENSA DE MOSSORÓ IV - 27 DE MARÇO DE 2016

Por Geraldo Maia do Nascimento

Algumas revistas comemorativas surgiram também em Mossoró, para relembrar alguns eventos e personalidades importantes para a história da cidade. Uma delas foi a “Revista do Primeiro Congresso Eucarístico de Mossoró”. Foi impressa em papel cuochê, de 50 quilos, e circulou em 1946, com 178 páginas, confeccionadas pela Indústria Gráfica Brasileira S.A., do Recife, Pernambuco. Tenho em meus arquivos um exemplar desta revista, muito bem conservada. Apesar de ter sido lançada para perpetuar a história do Primeiro Congresso Eucarístico de Mossoró, foi mais além. Trouxe várias matérias sobre a cidade de Mossoró daquela época, suas principais empresas, sobre o Ginásio Sagrado Coração de Maria, Fábrica de Sabão e Redes Santa Luzia, ou seja, reproduziu como era Mossoró em 1946. Excelente documentário sobre a época.


A “Presença de Dix-sept Rosado” foi outra publicação comemorativa. Não era uma revista nem uma polianteia, propriamente dita, diziam os redatores desta publicação na “Explicação” com que abriram o documentário. Tratava-se de uma homenagem ao ex-governador Dix-sept Rosado Maia, tragicamente desaparecido no desastre de avião ocorrido no rio do Sal, nas adjacências de Aracaju, capita de Sergipe, na manhã do dia 12 de julho de 1951, ao lado de seus companheiros de viagem, entre os quais alguns dos seus auxiliares de governo. A revista foi editada em 30 de setembro de 1953, sendo composta em linotipo, na Tipografia Escóssia, com 62 páginas não numeradas.
               
Com a evolução de nossas pesquisas, vamos descobrindo outros jornais que circularam pela cidade. Temos, por exemplo, o jornal “O Trabalho”, que foi um órgão dedicado aos interesses da Liga Operária, e que tinha como diretor-responsável Raimundo Reginaldo da Rocha e redatores, Manoel Assis, Mário Cavalcanti e Lauro da Escóssia. Não sabemos quando circulou o primeiro número, mas o número 25, ano IV, circulou em 6 de junho de 1926, noticiando as eleições ao Congresso Constituinte do Estado (06/06/1926), e apresentava João Estevão Gomes da Silva como candidato do operariado. Trazia colaboração de Lírio de Rezende, L. Reginaldo, V. Fernandes Lopes, Cícero A. de Oliveira, além de matéria redacional. Era impresso no Atelier Escóssia.
               
O Correio do Povo, era um semanário dirigido pelo jornalista José Octávio, que entrou em circulação no dia 13 de maio de 1926. Tinha como redatores Jeremias Limoeiro e Manuel Rodrigues, além de vários colaboradores. Era um jornal de feições modernas, que fez época nos anais da imprensa mossoroense pelo desassombro de seus artigos em tremenda oposição ao Governador Juvenal Lamartine. Circulou até 1930.
               
O Correio Festivo. Tinho em meus arquivos alguns exemplares do Ano III, datados de dezembro de 1932. Circulava sempre durante a festa da Padroeira Santa Luzia. No número 1, do ano III, que circulou no dia 4 de dezembro de 1932, no editorial dizia: “Surgido da alma cantante, viva, folgazã da mocidade contemporânea, o Correio Festivo se propunha a ser o mesmo garoto brincalhão, volúvel, espirituoso, sem conhecer tristezas, sem prever desfalecimento.
               
Em 19 de novembro de 1933 circulou o jornal “O Caixeiral”, que era um órgão de interesse da classe comerciária de Mossoró.
               
A “Voz do Estudante” era um órgão do Centro Estudantil Mossoroense, que tinha como diretor José Augusto Rodrigues e gerente-secretário Renato Costa. O primeiro número desse jornal circulou no dia 10 de outubro de 1935. Foi impresso no Atelier de Mossoró e tinha colaboração de Rubens Vasconcelos, Floriano Antunes, Vingt-un Rosado, Esmaelita, Damasceno Neto, além da matéria redacional. O que se percebe nesse jornal é que, se ele circulou em 1935, deve ter sido o primeiro veículo a receber colaboração de Vingt-un Rosado, que na época tinha apenas 15 anos.
               
O “Sempre Alerta” foi outro jornal que circulou por Mossoró. Vimos apenas o número 22 desse jornal, que foi impresso em 5 de dezembro d 1965. Tinha como colaboradores J. B, Junípero, O Urso, Irmão Betânia de Maria Imaculada, além da matéria redacional. Foi impresso em seis páginas e tinha como diretor Bosco Afonso, redator-chefe Hermógenes Nogueira e secretário Francisco Delgado.
               
Na próxima semana continuaremos com essa coletânea de informações sobre a imprensa de Mossoró.
                
Todos os direitos reservados

É permitida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, desde que citada a fonte e o autor.

Autor:
Jornalista Geraldo Maia do Nascimento

Fonte:

 http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário