Seguidores

terça-feira, 27 de setembro de 2016

UMA MORTE MISTERIOSA E PROVIDENCIAL

Por Lira Neto editor do Sábado

Uma morte misteriosa marcou um dos principais momentos da ascensão política de Floro Bartolomeu e de sua aproximação definitiva com Padre Cícero. Em 1910, José Joaquim Marrocos, primo, amigo de infância e instrutor intelectual do sacerdote, morreu após ser medicado por Floro Bartolomeu.

Marrocos era um homem culto, jornalista militante e ex-colega de seminário de Cícero. Logo após a morte deste velho amigo e conselheiro, o padre tratou imediatamente de mandar fazer o recolhimento do espólio do falecido. Mas o então juiz de direito do Crato, Raul de Souza Carvalho, considerou a medida ilegal.

Beata Maria Madalena do Espirito Santo de Araujo

Entre os pertences encontrados na casa do Marrocos estariam os célebres panos manchados no suposto milagre da hóstia, aquela que – em 1889 – teria virado sangue na boca da beata. Ao que a história conta, os tais panos haviam sido furtados, anos antes, do sacrário da matriz do Crato.

Nertan Macedo

Nertan Macedo em Floro Bartolomeu - Os Caudilhos dos Beatos e Cangaceiros, afirma que, junto com os panos, também teria sido encontrado na casa de Marrocos “um não menos misterioso e estranho livro em francês, que ensinava a manipulação de drogas e tinturas”.


O espólio de Marrocos estrategicamente, ficou em poder do coronel Antonio Luíz Alves Pequeno, que estava rompido politicamente com Padre Cícero. Mais tarde, após a reconciliação entre os dois, Cícero conseguiu reaver os “paninhos sagrados”. Que logo após seriam incinerados.


Detalhe: logo após a morte de Marrocos, Floro viajou para a Fazenda Barreiras, em Missão Velha, o que levantou suspeitas de que o médico havia envenenado o paciente. Nada foi comprovado. Mas a partir daí, Floro assumiu o papel de conselheiro intelectual do Padre Cícero, lugar até então ocupado por Marrocos.

Lira Neto
Fonte: Sábado O Povo
Fortaleza: 09 de março de 96
Ano: 2
Número: 90
Digitado e ilustrado por José Mendes Pereira

Este jornal foi a mim presenteado pelo pesquisador do cangaço e membro da SBEC- Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço Francisco das Chagas do Nascimento (Chagas Nascimento).

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário