Seguidores

domingo, 16 de abril de 2017

"JOÃO PARA JOÃO", PEÇA SOBRE O MARTÍRIO DO PRESIDENTE JOÃO PESSOA, SERÁ APRESENTADA NO TEATRO SANTA ISABEL - RECIFE – PE

Tarcísio Pereira

Estaremos nesse local no dia 6 de maio: Teatro Santa Isabel, em Recife, um dos mais antigos e mais belos teatros do Brasil. Estaremos levando o espetáculo "De João para João" - que, não por acaso, tem sua ação ambientada em Recife, quando evoca o assassinato do presidente João Pessoa naquela cidade. Obrigado ao amigo Jomeri Pontes e à produtora artística Misia Coutinho, que estão cuidando dessa produção para lá.

De João para João - Sinopse

O espetáculo, produzido pelo grupo Sagarana com texto e direção de Tarcísio Pereira, resgata os últimos instantes do ex-presidente João Pessoa, antes de ser assassinado. A peça será apresentada às 20 h de sábado e domingo.


“De João para João” é uma produção teatral sobre o assassinato de João Pessoa, governante do Estado da Paraíba, no ano de 1930. A dramaturgia se baseia numa carta escrita pelo seu assassino, o advogado João Duarte Dantas, dias antes de cometer esse crime, que comoveu a sociedade da época, e que foi o estopim da Revolução de 30 no Brasil.

Teatro Santa Isabel

“A dramaturgia se vale de um documento público, embora desconhecido, para estabelecer um discurso dialógico que questiona, e reflete, não apenas as nuances históricas, mas também as paixões de duas vidas privadas”, informou a produção.

Teatro Santa Isabel

A produção coloca em cena dois atores nos papéis de vítima e assassino, interpretados por Tarcísio Pereira e Flávio Melo, já conhecidos de outros trabalhos no teatro e no cinema. O famoso crime de 26 de Julho de 1930, ocorrido na Confeitaria Glória (Recife), é mostrado num ambiente de notícias da época, com informações curiosas da história da Paraíba naquele período tão conturbado.


“A peça faz alusões ao noticiário da época, uma forma de mostrar que, assim como ocorre nos dias atuais, as pessoas transitam entre notícias, e notícias que insuflam o ódio e destroem vidas e reputações, às vezes gerando o crime”, diz o autor do texto e diretor do espetáculo, Tarcísio Pereira, que faz o papel de João Pessoa.



Enviado pelo professor, escritor, pesquisador do cangaço e gonzaguiano José Romero de Araújo Cardoso

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário