Seguidores

segunda-feira, 6 de novembro de 2017

O INGRESSO DO CANGACEIRO TAMANDUÁ VERMELHO! NO BANDO DE LAMPIÃO... DE DELEGADO A BANDIDO!!!

Por Guilherme Machado historiador e pesquisador

De cangaceiro a soldado de volante: Clementino José Furtado o Quelé!

Era Pernambucano da Ribeira do Navio atual Floresta do Navio. Ainda criança Quelé e sua família se muda para Alagoas por motivo familiares morou durante 8 anos no sertão Alagoano. Em 1919, voltou para Pernambuco, e vai morar no sítio em Santa Cruz da Baixa, no Município de Triunfo em Pernambuco. Sua família era ligada politicamente ao Coronel Manoel Siqueira Campos, em um ano morando na localidade de Triunfo, Quelé foi nomeado a subdelegado de Santa Cruz. 

Numa diligência Quelé matou dois ladrões de cavalos, quase foi preso, e imediatamente foi destituído do cargo de confiança, e foi processado por crime de morte. O seu cargo foi transferido para o seu irmão Pedro Furtado. 

Em 1922, ano de eleições um político pediu o seu apoio prometendo livra-lo do processo, caso fosse eleito! Só que Quelé era ligado ao lado posto ao político Aprígio Higino de Assunção. 

O “major” Aprígio Higino D’Assunção, que por três ocasiões foi prefeito em Triunfo e dono de cartório. Foto reproduzida a partir do livro “Triumpho, a corte do sertão”, de Duana Rodrigues Lopes, pág. 234. - https://tokdehistoria.com.br/tag/antonio-augusto-correia/

Tentado agradar aos dois lados Quelé prometeu apoio aos dois lados políticos. O Aprígio se irritou com o rapaz e deu ordem à força de Triunfo que o matasse ou que o prendesse Quelé! Imediatamente partiu uma volante 15 soldados liderada por um tal de Tomé de Souza a fim de matar ou prender Quelé por motivo de dupla traição política. 

Era noite de Junho e fazia muito frio, por isto não encontraram Quelé em casa, estava em uma bodega tomando cachaça com um primo chamado Cícero Fonseca, e a volante continuou a busca à sua captura ou seu encalço! Chegando à bodega, deu ordem de prisão a Quelé! Ao ver os soldados Cícero tentou fugir e foi baleado mortalmente. Quelé saiu correndo e pedindo socorro ao povo do vilarejo de Santa Cruz, que foi atendido, e os moradores do povoado abriram fogo contra a volante que saiu em deparada. Na mesma noite, abriram um auto responsabilizando Quelé pela morte de Cícero.


Naquele mesmo dia, Lampião estava ali por perto, tratando com Sinhô Pereira a sua responsabilidade pela liderança dos cangaceiros do chefe Sinhô Pereira que estava deixando o cangaço por conta de Lampião (entregue a ele pelo Sinhô Pereira o seu grupo de cangaceiros) e partia rumo ao Estado de Goiás!

 Sinhô Pereira e netos

Lampião ficou sabendo do problema de Clementino e mandou chamá-lo para uma conversa, e o convidou para ingressar no cangaço, e o rapaz por não ter escolha, topou sem reclamar.

Com Clementino vieram três irmãos, Pedro Furtado que passou a se Chamar Carta Branca, Raimundo Furtado e Antônio Furtado que se passou a ser chamado de Ioiô. Sujeito aplicado destemido muito valente. Quelé em poucos dias passou a liderar um subgrupo e a de homem de confiança de Lampião que passou a lhe chamar de Tamanduá Vermelho. 

Coronel Luiz Gonzaga Ferraz

No grupo do cangaceiro Tamanduá Vermelho foi integrado também o cangaceiro Miguel feitos vulgo Medalha. Quelé e seu grupo Juntamente com Lampião, invadiu a cidade de Belmonte Pernambuco a pedido de Sinhô Pereira e mataram o coronel Luiz Gonzaga Gomes Ferraz, no dia 20 de outubro de 1922.

https://www.facebook.com/guilherme.machado.96558061?hc_ref=ARTa2HBZHthvJrUMXdA8YPFZqR5LEQcvKlWa-7U6X7dEuRHzpGcbIZOAcWHZg0KaDxc&pnref=story

http://blogdomendesemendes.blogspot.com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário