Seguidores

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

JOSÉ JOAQUIM TELES DE MARROCOS

Material do acervo de Colô Do Arneiroz

JOSÉ JOAQUIM TELES DE MARROCOS nasceu na cidade de Crato no dia 26 de novembro de 1842 e faleceu em Juazeiro no dia 14 de agosto de 1910. Estudou no Seminário da Prainha, em Fortaleza, mas não conseguiu ser padre. Afastado do Seminário, deslocou-se, como seu pai, ao magistério. Fundou escolas em Crato, Barbalha e Juazeiro, prestando, assim, relevantes serviços à juventude caririense. José Marrocos, destacou-se também como jornalista e abolicionista. 


Escreveu em vários jornais do Rio de Janeiro e de Fortaleza, defendendo com destemor a extinção da escravatura. Vitoriosa a causa abolicionista, continuou no jornalismo caririense com participação brilhante, notadamente no jornal "O REBATE", pioneiro da imprensa juazeirense, onde ao lado de Pé. Alencar Peixoto e Dr. Floro Bartolomeu pugnou pela emancipação política do então povoado de Juazeiro. Foi o maior defensor da sobrenaturalidade dos fatos ocorridos em Juazeiro no final do século passado, na pessoa da Beata Maria de Araújo. Neste particular, José Marrocos mostrou extraordinária competência. 


Por conta desses factos, de o de resultou uma famosa polêmica religiosa, foram traduzidos em italiano e enviados para Roma, por parte de Juazeiro, diversos documentos (cartas, pareceres, depoimentos, etc.) referentes aos chamados milagres. E segundo o historiador cratense Irineu Pinheiro pode afirmar-se, sem receio de errar, que o tradutor foi o professor José Marrocos, único homem, naquele tempo, capaz de, por sua amizade ao Padre Cicero, e sobretudo por sua Cultura, desempenhar essa missão de evidente responsabilidade, principalmente pelas questões teológicas que envolvia. 

José Marrocos era uma pessoa muito querida em Juazeiro. No dia de sua morte, mesmo sendo dia de feira, o comércio parou. O seu sepultamento foi muito concorrido. O Cariri prestou-lhe significativas homenagens em reconhecimento ao seu trabalho. 

Fotos acima: túmulo de José Marrocos, José Marrocos. Velório de José Marrocos.



https://www.facebook.com/groups/lampiaocangacoenordeste/

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário