Seguidores

quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

ALJUG - JORNAL 3º TRIMESTRE 2017 BAIXA MUSEU DO SERTÃO

Por Maria Linda Lemos Bezerra*

No dia 13 de outubro de 2017, no Museu do Sertão, localizado nas dependências da Fazenda Rancho Verde, em Mossoró-RN, aconteceu encontro cultural, organizado pelo seu mantenedor, Professor Benedito Vasconcelos Mendes, prestigiado por personalidades do mundo acadêmico, artístico, político e social de Mossoró e adjacências.

Os Reitores: José de Arimatea Matos, da UFERSA-Universidade Federal Rural do Semiárido, e Pedro Fernandes Ribeiro, da UERN - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte; Prefeito de Traipu- AL, Prof. Eduardo Tavares Mendes (Promotor, Procurador de Justiça, Diretor da Faculdade de Direito de Maceió, por mais de 20 anos), acompanhado de quatro Secretários Municipais; a Prefeita Rosalba Ciarline Rosado, acompanhada da Vice-Prefeita e de dois Secretários (General Eliéser Girão Monteiro e Secretário de Cultura, Eduardo Falcão); a Presidente da Câmara, Vereadora Izabel Montenegro, o Vereador Francisco Carlos; os empresários: Herbert Vieira (Presidente da CIMSAL), Nilson Brasil Leite e Marcelo Rosado falaram da importância de eventos como aquele, para o desenvolvimento cultural do Estado.

A demonstração de prestígio, respeito e amizade ao Curador do Museu, Professor Benedito, prossegue: o Presidente do Instituto Câmara Cascudo (LUDOVICUS), Daliana Cascudo Leite, os escritores Tarcísio Gurgel e George Veras, a Juíza Welma Menezes, Promotora Érica de Oliveira Veras, jornalista Lucia Rocha, os professores da UFERSA, Milton Mendes e Porto Filho, e o escritor David Leite, enriqueceram a lista de personalidades presentes. A escritora e Artista Plástica Maria Araújo veio do Rio de Janeiro, representando a Academia Pan-americana de Letras e a União Brasileira de Escritores - Secção do Rio de Janeiro. O Artista Plástico Mossoroense, Expedito de Assis Silva, presenteou o Museu do Sertão com quadro confeccionado com partilhas de vidro, com tema bem sertanejo- Lampião.

Todos reconhecem a importância de iniciativas como a do Professor Benedito Vasconcelos Mendes e sua esposa, a Professora Susana Goretti Lima Leite, para a preservação da memória do sertão semiárido. 

Em nome da Academia de Letras Juvenal Galeno- ALJUG registro a admiração pelo trabalho do casal e agradecimento pelo Diploma de Amiga do Museu do Sertão, com certeza o pensamento de muitos outros intelectuais, professores, autoridades judiciais e jornalistas, além de estudantes universitários e secundaristas dos colégios públicos e privados de Mossoró, que tiveram a oportunidade de percorrer os 11 pavilhões temáticos do Museu do Sertão, o Pátio das Artes, a Casa de Taipa, a área das Plantas Úteis da Caatinga e o Memorial do idealizador e fundador do referido Museu.

EDITORIAL No mês de setembro, celebram-se: aniversário do poeta e folclorista Juvenal Galeno da Costa e Silva (27.09.1836 - 07.03.1931) e os quatro anos de fundação da Academia que o homenageia, dia 28.09.2017, entre outras efemérides ligadas ao bardo cearense. Na oportunidade, recebem-se escritores, poetas, artistas e intelectuais, no Equipamento Cultural tombado pelo Estado, a própria Casa de Juvenal Galeno, cujo auditório brilhou com amantes das letras, ciências e artes. No mês de outubro, comemora-se o aniversário de João Capistrano Honório de Abreu (23.10.1853 – 13.08.1927), primo de Juvenal, um dos primeiros grandes historiadores brasileiros, que produziu também nos campos da etnografia e da linguística. A sua obra é caracterizada por uma rigorosa investigação das fontes e por uma visão crítica dos fatos históricos. A parceria de duas academias, Academia de Letras Juvenal Galeno-ALJUG, sob a Presidência da Professora Maria Linda Lemos Bezerra, e Academia de Ciências, Letras e Artes de Columinjuba – ACLA, que tem como Presidente Pedro João de Abreu, rendeu culturalmente, primando pela disseminação, preservação da memória e tradição cultural, legado deixado pelos dois grandes expoentes da literatura cearense. A direção da ALJUG sente-se honrada com a parceria, que soma forças no sentido de preservar nossa história. 

Na foto: A Diretora Regional do Sesc, Regina Pinho da Costa, agraciada com o Troféu Juvenal Galeno da Costa e Silva, pelo mérito de incentivar a cultura no Estado, através de várias ações, incluindo o apoio ao Projeto Diálogos Literários, da ALJUG. Ela recebe o reconhecimento da Presidente da ALJUG, Linda Lemos e do Deputado Heitor Ferrer, entre outros.

Enviado pelo professor e escritor Benedito Vasconcelos Mendes

http://blogdomendeseendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário