Seguidores

quinta-feira, 19 de abril de 2018

LUIZ DE CAZUZA E AS RELÍQUIAS DO CANGAÇO - FERRADURAS DA FAMÍLIA FERREIRA

Por João de Sousa Lima

João de Sousa Lima e Sandro Lee
 Em 2003 o Grupo Folclórico Os Cangaceiros de Paulo Afonso, grupo fundado no dia 02 de fevereiro de 1956 foi se apresentar em Serra Talhada, mais precisamente no Sítio Passagem das Pedras, lugar onde nasceu Lampião.
Um dos componentes do Grupo era Sandro Lee.
Sandro sempre foi um dos mais paramentados cangaceiros culturais, entre seus apetrechos portava uma antiga "garruncha", arma popularmente conhecida como: "Dois tiros e uma carreira".
dentre as personalidades que estavam na festa, se encontrava Luiz de Cazuza.
Luiz se mostrou interessado na antiga arma de Sandro  e o jovem acabou presenteando o distinto senhor com a velha pistola. Luiz de Cazuza, diante da gentileza do cangaceiro fictício, foi em sua residência e pegou algumas ferraduras que havia pertencido a família "Ferreira", família que deu o mais famoso cangaceiro para a história do Nordeste, Virgulino Ferreira da Silva, vulgo Lampião..
As ferraduras eram coisas comuns dentro da família de Lampião, que antes de ser cangaceiro, seu pai tinha tropa de burros e a família trabalhava com almocrevaria, transportando algodão, peles e outras coisas, contratados por terceiros.
agora em 2018, Sandro Lee me presenteou com as antigas ferraduras e as peças estarão expostas futuramente no Museu do Nordeste.

Ferraduras da família Ferreira


pregos usados na ferradura

http://joaodesousalima.blogspot.com.br/2018/02/luiz-de-cazuza-e-as-reliquias-do.html

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário