Seguidores

quinta-feira, 7 de junho de 2018

COMBATE DAS CARAÍBAS FLORESTA-PE.


Por Giovani Gomes

Em Fevereiro de 1926, no combate das Caraíbas Floresta-PE um dos maiores fogo entre Cangaceiros e Volantes.

Altino Gomes de Sá foi baleado no rosto que carregou uma cicatriz a pelo o resto da vida, e fortes dores de cabeça.

Seu primo Pedro Aleixo de Carvalho foi quem salvou ele do meios dos cangaceiros preste a ser sangrado Altino como um bode.

Da direita para esquerda. Altino Gomes de Sá , Pedro Aleixo de Carvalho e Sebastião Sobreira.
Algodão atual Arcoverde-PE  - Data 1926.

O Coronel Altino Gomes de Sá chegou alta Patente na Polícia Militar de Pernambuco, participou da revolução em 1930 e teve relevante participação no combate ao banditismo rural, fez parte das Volantes de Euclides e Odilon For.

No maior tiroteio da História do Cangaço o "Fogo da Serra Grande". Pedro Aleixo de Carvalho foi baleado no ombro, caiu e gritou! 

"Me socorre estou baleado, num deixa os cabras sangrar". No meio do fogo Altino resgatou Pedro Aleixo, um cangaceiro deu um tiro de fuzil que passou próximo do ouvindo de Altino, ele caiu no chão, se recompõe , colocou o primo nas costa e saiu correu de Serra a baixo deixando Pedro em um segurança e retornou ao combate , nessa altura o Nazareno Manoel Neto estava ferido nas duas pés e o Tenente Arlindo Rocha no maxilar , Altino voltou para ajuda os parentes Florestanos que estava no meio do tiroteio.

Sebastião Sobreira não foi ferido no tiroteio e lutou bravamente, ele fazia parte da Volante dos Nazarenos, mais teve que parti em retirada com um companheiro ferido. 


Altino Gomes de Sá era sobrinho e afiado do Fazendeiro Macário Gomes de Sá , que foi sequestrado por Lampião e seu bando em 1930 na Fazenda Gravata.

Pedro Aleixo de Carvalho era sobrinho de Filomena Aleixo de Carvalho esposa de Macário. Todos entraram na Volante para enfrentar Lampião que estava em questão de família com Os Nazarenos.

Com o fim do Cangaço Altino Gomes de Sá ficou morando no Recife-PE, seu primo Legítimo Eloi Gomes de Sá "meu Avô" visitava sempre o Coronel na capital e levava notícias do sertão.

Altino Gomes de Sá faleceu em 1992, de causas naturais.

Camisa em homenagem ao bravos Nazarenos.


Fonte:
Ferraz, Marilourdes Ferraz, livro O Canto do Acauã. 

Depoimentos.
Ângelo Macário
Felinho Macário

https://www.facebook.com/groups/545584095605711/?multi_permalinks=1027642217399894&notif_id=1528384787170169&notif_t=feedback_reaction_generic

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário