Seguidores

quarta-feira, 14 de novembro de 2018

ANANIAS IRMÃO DE MARIA BONITA TINHA DÚVIDA QUEM REALMENTE ERAM SEUS PAIS.

Por José Mendes Pereira

Um dos acontecimentos do cangaço que me deixa sem rumo é sobre a paternidade do Ananias Gomes de Oliveira, que era irmão de Maria Gomes de Oliveira a Maria Bonita, e alguns colocaram na sua mente que ele era filho legítimo de Maria Bonita com Lampião. Digo alguns, mas os escritores e pesquisadores não fiquem chateados, eu apenas opino e não tem valor para a literatura lampiônica, porque eu não me refiro aos senhores e sim, às pessoas da família ou amigos que falaram sobre sua possível paternidade sendo Maria Bonita e Lampião.
Na história do cangaço o velho guerreiro Lampião só tem um único filho(a) reconhecida historicamente que é dona Expedita Ferreira Nunes, e que mora em Aracaju, no Estado de Sergipe.
Sabemos que a rainha do cangaço Maria Bonita durante o tempo em que viveu com o Lampião teve três abortos, fazendo um total de quatro filhos gerados em seu útero contando com dona Expedita.
Em 2005, surgiu o mais recente caso e com grande possibilidade de ser real, segundo alguns especialistas. A suspeita recai sobre Ananias, um dos onze filhos de Maria Joaquina da Conceição, conhecida como "Dona Déa", e José Gomes de Oliveira, o "Zé Filipe". Acontece que Dona Déa e Zé Filipe são pais de Maria Bonita, ou seja, em vez de irmão, Ananias seria filho de Maria Bonita.
Li que uma descoberta do Dr. Antônio Amaury Correia teria ouvido de um major reformado do exército de nome José Mutti um ex-volante da polícia, e que este teria sido genro dos pais de Maria Bonita que foi esposo de Antonia Gomes de Oliveira, ter ouvido em segredo da mãe de Maria Bonita a Maria Joaquina Conceição Oliveira (Dona Déa) que o Ananias Gomes de Oliveira era filho do "homem", ela quis dizer referindo-se a Lampião.
Quem ler sobre cangaço e assim como eu que não tem muita segurança sobre o tema com isso fica meio assustado e se perguntando: Mas quem seria a mãe do Ananias de verdade, Maria Bonita com o Lampião ou...?
O mais interessante é que Ananias nasceu no ano de 1929 e Maria Bonita entrou para o cangaço em meados do ano de 1930. Lógico que durante este tempo ela poderia ter engravidada, mas quem a viu grávida durante este período de 1929 a 1930? Ninguém fala isso.
O cangaceiro Volta Seca que ainda era menino na época, e que acompanhou Lampião, no ano de 1929, falou ao Jornal “O Pasquim” que viu Maria Bonita grávida de Expedita Ferreira Nunes que nasceu no ano de 1932, e quem cuidou dela foi a sua mãe Maria Joaquina.

A verdade não aparece em nenhum caso deste. Ananias que foi considerado filho de criação de dona Maria Joaquina da Conceição é também uma criação dela, para que ele se tornasse filho de Lampião e Maria Bonita, porque a data de nascimento de Ananias não bate com a entrada de Maria Bonita no cangaço. Com certeza, grávida ela não foi para o cangaço.
O mais interessante é que dona Maria Joaquina segredou a paternidade do Ananias ao seu genro major reformado José Mutti, sendo Lampião e Maria Bonita, e qual seria a sua intenção de falar isto em boca de cumbuca, já que a vizinhança sabia muito bem quem seria o pai e mãe do Ananias?
Leia o que escreveu Talita Benelli, mas apenas como informação.
MORREU SEM SABER SE ERA FILHO DE LAMPIÃO E MARIA BONITA
TALITA BEDINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ananias era um homem moreno, baixinho e sem pescoço -o que ajudava a encurtar ainda mais o seu 1,65 metro. Em meio a características físicas tão peculiares, os filhos achavam estranho o fato de ele ter um irmão gêmeo tão diferente: Arlindo era bem mais branco e tinha pescoço.
Causava ainda mais estranheza a história que eles costumavam contar: Ananias havia nascido três dias depois. O mistério ganhou ainda mais força em 2005, quando ele foi à Bahia, de onde saíra em um pau-de-arara na década de 1950 para trabalhar como pedreiro em São Paulo.
Um burburinho na família dava conta de que ele podia ser filho de Lampião com Maria Bonita, de quem, até então, ele achava que fosse irmão. Ananias teria sido entregue à mãe dela para que o casal pudesse continuar no cangaço - hipótese também estudada por historiadores.
Desde então, o pedreiro, que se orgulhava de ter construído grande parte dos prédios de Moema (região nobre da zona sul da capital paulista), travou uma luta para buscar sua verdadeira identidade. Entrou com um processo na Justiça e fez dois exames de DNA -que, de acordo com a filha Deuza, tiveram resultados inconclusivos.
Passou a dizer que queria morrer antes de chegar aos 80, pois já tinha "cumprido sua missão". Queria perguntar a Lampião se era realmente seu filho. Na terça teve um infarto e morreu, aos 79 anos, sem saber o resultado do processo. Deixou quatro filhos, 13 netos e oito bisnetos.
coluna.obituario@uol.com.br
Texto Anterior: Mortes

Fonte das fotos:

http//blogdomendesemendes.blogspot.com

2 - Os pais de Maria Bonita José Filipe e dona Maria Joaquina -http://blogdomendesemendes.blogspot.com/…/maria-bonita-rest…;

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário