Seguidores

sábado, 9 de fevereiro de 2019

REVISANDO O BAIRRO FLORESTA

Clerisvaldo B. Chagas, 8 de fevereiro de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.057

Estar no Face a venda ou a troca de um terreno entre a UFAL e o Hospital Clodolfo Rodrigues de Melo. Não vai demorar muito a ser negociado, pois o impulso das unidades acima, mais o asfalto de acesso, vão transformando o lugar. A transformação básica com certeza ocorrerá no bairro inteiro, porém a grande virada, que já teve início, por enquanto será apenas na parte alta. Apesar dos dois grandes empreendimentos estarem assentados no extremo oeste do bairro e não no centro, essa área atualmente está sendo o filé do todo como financeira comercial e prestadora de serviços. Encontra-se em franco desenvolvimento o novo comércio moderno no lugar de antigos casebres, e que vai descendo a rua principal desde a unidade de saúde e que só terminará de se expandir quando chegar à ponte do riacho Salgadinho, já com várias casas comerciais.

UFAL EM CONSTRUÇÃO. (FOTO: B. CHAGAS/ARQUIVO).
    
     Além da rua principal, espinha da colina que liga a parte baixa à parte alta e que será somente comércio, as ruas paralelas e transversais, estão ganhando status de classe média. A transformação do antigo para o novo é completamente visível. Mesmo assim ainda existe muita pobreza por ali. Sobre a parte baixa é bastante um olhar sereno para atestarmos que tudo continuará como antes, porque nenhum fato novo ainda foi desenhado: uma grande empresa, o asfalto até o sítio Olho d’Água do Amaro, uma faculdade, uma indústria, uma nova estrada para ir até a futura maior estátua sacra do mundo... Nada, ficando imprensada essa parte baixa entre a barreira e o percurso do riacho Salgadinho.
     Quem reside ao longo da colina têm visões panorâmicas de parte da cidade. O problema está na distância para o centro e a falta de coletivo inexistente em Santana. O deslocamento do indivíduo que não possui automóvel tem como opções seguir a pé, tornar-se usuário das centenas de moto táxi ou do táxi propriamente dito. Assim a paisagem privilegiada dos que habitam a colina, cobra esse viés. Após o Hospital, em direção ainda a serra da Remetedeira, está sendo construído grande condomínio, inclusive, com faculdade que fará parte da estrutura. Fala-se em asfaltamento do local diretamente à BR-316, sem precisar usar a via que leva do Centro ao hospital.
     Estar presente, portanto, esse olhar geográfico social e físico de uma fatia da Capital do Sertão.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário