Seguidores

quinta-feira, 21 de março de 2019

AINDA SE FABRICA CALENDÁRIO

Clerisvaldo B. Chagas, 21 de março de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.077

FOTO: B. CHAGAS.
O tempo passa rápido por conta do mundo tecnológico. E Assim como o aparelho eletrônico, também muda o modelo da cueca, embora o costume da nudez seja de forma crescente. Mas você já usufruiu ou ouviu falar dos brindes de final de ano que recebíamos das casas comerciais. Havia vários tipos de ofertas para agradar o cliente: um pouco a mais da mercadoria, um chaveiro, um calendário de parede (folhinha) ou um calendário de bolso. Padarias, farmácias e armazéns, principalmente, nunca deixaram de presentear a freguesia. Havia ainda a Folhinha do Sagrado Coração de Jesus, esta vendida pela Igreja Católica. Retirava-se uma folha por dia cujo verso trazia uma universidade de informações.
Lembro-me bem de que a Farmácia Vera Cruz – uma das mais antigas de Santana do Ipanema – nunca deixou essa prática agradável e salutar. O seu proprietário, o saudoso professor Alberto Nepomuceno Agra, também costumava oferecer almanaque com meio mundo de conhecimentos: piadas, fases da lua, época de plantio, curiosidades e muito mais. Esse costume foi sendo reduzido, parece-me, que pelos preços abusivos das gráficas. Em casa estampávamos na parede os doze meses do ano com a propaganda da casa comercial. Quanto às estampas, havia de todo tipo. As sensuais eram mais usadas em lugares como barbearias e oficinas de automóveis. Nada melhor do que realizar consulta na hora sobre a data que se queria.
Pois bem, a prática desse tipo de brinde ainda continua na praça. Fico muito feliz quando recebo a folhinha. Em Maceió recebemos uma de um açougue. Em Santana, de uma farmácia. Nem precisa esse negócio de celular, gente, basta levantar a cabeça e acusar o dia de São José. E para provar que isso ainda existe, fiz esse artigo com foto de pães na hora. Vamos marcando o valor da tradição na utilidade e beleza do que o matuto chama de bloco. Já o calendário de bolso foi parar direto no celular, nunca mais o vi no papel laminado das gráficas. A Farmácia Vera Cruz mudou de dono e eu nem sei se o novo distribui almanaque “veracruziano”.
Obrigado, amigo, pela folhinha.


http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário