Seguidores

sábado, 2 de março de 2019

O PUTO E A PONTE

Clerisvaldo B. Chagas, 10 de março de 2019
Escritor Símbolo do Sertão Alagoano
Crônica: 2.070

Dependendo da seriedade política, o mês de março abre sua agenda com notícia auspiciosa. A dimensão da importância sobre o tema, atinge em cheio não somente a região penedense, Alagoas e Sergipe, mas também o Nordeste inteiro e o eixo rodoviário Sudeste – Nordeste. Trata-se de possível construção da ponte sobre o rio São Francisco, entre Penedo (AL) e Neópolis (SE). Essa reinvindicação tem muito mais de cinquenta anos de esperança demagógica furadora das décadas apresentadas. A travessia do rio São Francisco naquele trecho, ainda depende do uso tradicional das balsas. No tempo em que uma ponte foi construída entre Alagoas e Sergipe (Porto Real de Colégio e Propriá), Penedo sofreu um grande abalo na sua economia e no seu status de primeira povoação fundada em Alagoas.

PENEDO. (FOTO: MINISTÉRIO DO TURISMO/DIVULGAÇÃO).

          Não questionamos o valor da obra em Porto Real, mas não entendemos porque Penedo, diante de tanto prestígio, não tenha erguido o seu liame. Ainda na época de aluno, conversamos em Maceió com um colega penedense sobre a ponte. Ele dizia: “Com as promessas não cumpridas, o povo está puto e eu puto igual ao povo”.  Será que o nosso amigo continua “puto” ainda em 2019? Agora os jornais comentam as mais recentes intensões dos governantes dos dois estados, construir a nova ponte em parceria e outros “babados”. Assim como o asfalto Carié – Inajá saiu depois dos cinquenta anos de mentiras, pode ser que saia agora também a ponte de Penedo. Um dia cessa a contagem regressiva para qualquer obra relevante, nem que leve século para sua realização.
          Penedo comanda o turismo na região sanfranciscana, mesmo com assa atividade sendo despertada muito acima, nos cânions de outros municípios. Não temos medo de errar ao dizer que o Penedo é a cidade mais limpa das Alagoas. Suas igrejas, convento, casario, ainda continuam cativando os seus visitantes, cultos ou não, mas que sabem distinguir a beleza do lugar. E nessa época, a cidade acrescenta além da carne de jacaré, um carnaval que vêm sendo escrito e divulgado pela tradição. Quer conhecer Penedo? Aproveite o agora, antes da ponte, porque a danada pode mesmo aparecer de um momento para outro. Serão dois cenários importantes na história.
          Não fique “puto” sem a ponte.

http://blogdomendesemendes.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário